Na tarde desta segunda-feira (13), o governador Paulo Câmara assinou o decreto que prorroga por mais uma semana o fechado dos parques públicos, praias e seus calçadões. A intenção da nova medida é intensificar o isolamento social, buscando reduzir ao máximo o impacto da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.
>> 377 profissionais da saúde já foram diagnosticados com coronavírus, diz SES-PE
>> Brasil atinge 1.328 mortes e 23.430 casos confirmados de coronavírus
>> Coronavírus é dez vezes mais letal que H1N1, diz OMS
A proibição do acesso a essas áreas foi inicialmente adotada por dois dias, a partir de 4 de abril, tendo sido prorrogada para o dia 13. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 20 deste mês.
De acordo com o decreto assinado nesta segunda, permanece vedado ao público o acesso às praias e ao calçadão das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio em Pernambuco, bem como aos parques públicos localizados no Estado, para a prática de qualquer atividade.
Nesta segunda-feira (13), Pernambuco teve mais um novo recorde no número de casos da covid-19. Foram registrados 194 novos casos confirmados e o número de óbitos também aumentou. Agora, são 102 mortes confirmadas pela doença em todo o Estado.
>> Bebê de sete meses morre vítima de coronavírus em Pernambuco
No Recife, as medidas restritivas para tentar conter os avanços de casos da covid-19 ficarão mais severas a partir desta terça-feira (14). Em coletiva de imprensa online na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Geraldo Julio apresentou um balanço dos últimos 30 dias na capital pernambucana, em relação à pandemia do novo coronavírus, e anunciou que decreto será publicado nesta terça para tentar expandir ainda mais o isolamento social. As novas medidas valem para supermercados, bancos e casas lotéricas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.