Bancos, casas lotéricas e supermercados de Olinda, no Grande Recife, precisarão obedecer novas regras para reforçar o combate à proliferação do novo coronavírus. O prefeito da cidade, Professor Lupércio, decretou as novas regras que, se descumpridas, podem resultar na suspensão dos alvarás de funcionamento dos locais dos estabelecimentos. O decreto será publicado nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial dos Municípios e as medidas passam a ser válidas imediatamente.
Organização de filas, fornecimento de álcool 70% e redução da quantidade de pessoas nos locais estão entre as novas regras determinadas pela Prefeitura de Olinda. A fiscalização do cumprimento das novas regras será feito pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria de Segurança Urbana com a Guarda Municipal.
Os bancos e as casas lotéricas passam a ser responsáveis pela organização das filas internas e externas. Além disso, também precisarão fornecer álcool em gel 70% para que as pessoas possam higienizar as mãos na entrada e nos caixas - tanto os presenciais quanto os eletrônicos.
Já o supermercados e outros estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, além de também precisarem fornecer álcool 70% para higienização das mãos, só poderão manter, no máximo, 50% da capacidade de pessoas no interior das lojas. Apenas uma pessoa poderá ocupar um espaço de 5 m² na área de vendas. As filas também devem seguir os orientações quanto à distância segura entre as pessoas, estipuladas pelas autoridades de saúde.
Assim como no Recife, os estabelecimentos passarão a orientar os clientes, em avisos por escrito ou por sistema de som, que apenas uma pessoa por família deve comparecer ao local. Essas medidas têm objetivo de manter o cliente o mínimo de tempo possível no interior das lojas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.