Começa a funcionar, na tarde desta terça-feira (5), o sétimo hospital de campanha do Recife, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul. Com a abertura de novas vagas na unidade, os últimos 21 ventiladores pulmonares disponíveis pela prefeitura foram utilizados. No total, os 122 ventiladores pulmonares que o município possui estão distribuídos em 114 leitos de UTI nos Hospitais Provisórios Recife 1, 2, 3 e no Hospital da Mulher do Recife (HMR), além de oito que estão em salas de estabilização de pacientes em policlínicas, ou seja, não há mais ventiladores pulmonares sem uso no Recife.
Até esta terça, quando o Hospital Provisório Recife 3 ainda não havia começado a funcionar, o Recife ainda possuía 21 ventiladores sem uso. O sétimo hospital de campanha do Recife foi construído em um galpão desativado na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. Com 2.300 m², quando estiver em pleno funcionamento, a unidade terá 107 leitos, sendo 80 de UTI e 27 de enfermaria. A partir desta terça-feira (5), 40 vagas serão colocadas à disposição da Central de Regulação de Leitos do Estado, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria.
Veja como estão distribuídos os leitos de UTI do Recife:
- Hospital Provisório Recife 1 - 30 UTIs funcionando
- Hospital Provisório Recife 2 - 34 leitos de UTI
- Hospital Provisório Recife 3 - 20 vagas de UTI
- Hospital da Mulher do Recife (HMR) - 30 UTIs abertas
"A gente sabe que houve uma disputa internacional por respiradores, uma disputa também por EPIs, mas a gente já conseguiu não só contratar os profissionais, hoje já são mais de 2.800, mas compramos mais de dois milhões de itens de EPIs. Estamos conseguindo respiradores também", afirma o prefeito Geraldo Julio. Até essa segunda-feira (3), 274 pessoas estavam internadas nos leitos municipais, sendo 73 nas UTIs e 201 nas enfermarias.
A cidade agora possui 1.054 leitos construídos, dos quais 741 são de enfermaria. Ao todo, estão em funcionamento 494, 114 são de UTI e 380 de enfermaria. No Hospital Provisório Recife 3, que é administrado pelo Instituto Humanize de Assistência e Responsabilidade Social (IHARS), vão trabalhar 667 profissionais de saúde, sendo 110 médicos, 87 enfermeiros e 189 técnicos de enfermagem. O Recife possui um total de 2.815 profissionais trabalhando diretamente com pacientes da covid-19, entre contratos temporários e efetivos.
Os leitos do Recife estão distribuídos em sete hospitais de campanha. São eles: Hospital Provisório Recife 1, em Santo Amaro, Centro; Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, área Central; Hospital Provisório Recife 3, na Imbiribeira, Zona Sul; HMR, no Curado, Zona Oeste; policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto e Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte; e Professor Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul. Também há leitos para pacientes com covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados e no Hospital Evangélico de Pernambuco, na Torre.
Comentários