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Com lockdown, emissão da identidade para quem precisa do auxílio emergencial será agendada no Recife; saiba como fazer

O Instituto Tavares Buril está atendendo exclusivamente quem precisa do documento para solicitar o auxílio emergencial

Carolina Fonsêca
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Carolina Fonsêca
Publicado em 18/05/2020 às 16:13 | Atualizado em 18/05/2020 às 16:35
Foto: Transparência Brasil/Reprodução Internet
Quatro escolas estaduais estão funcionando como locais de emissão do documento para evitar aglomerações durante o período de lockdown no Estado - FOTO: Foto: Transparência Brasil/Reprodução Internet

Por causa da pandemia do novo coronavírus e da quarentena mais rígida decretada pelo Governo do Estado, válida entre os dias 16 e 31 de maio, no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe o sistema para emissão de carteiras de identidade exclusivamente para quem precisa do auxílio emergencial foi alterado. A partir desta segunda-feira (18), quem precisa tirar o documento para receber o benefício, liberado nas agências da Caixa Econômica Federal, deverá agendar o atendimento no site do Instituto Tavares Buril (www.iitb.pe.gov.br) para uma das quatro escolas estaduais que estão fazendo a emissão.

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As emissões estão sendo feitas na Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, no Centro do Recife, no Ginásio Pernambucano, também na Área Central, na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife e no EREM Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta, das 8h às 17h. É possível produzir 1.200 carteiras de identidade por dia.

Para o atendimento, é preciso levar certidão de nascimento ou de casamento original e a taxa de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no site do IITB. Após a coleta de dados, em uma estação digital, o documento é entregue em três dias úteis.

Esta ação de emissão das carteiras de identidade é voltada exclusivamente para os pernambucanos que necessitam do auxílio emergencial. De acordo com o IITB, as novas medidas adotadas têm o objetivo de evitar, ao máximo, a aglomeração de pessoas nas escolas, fazendo com que elas compareçam apenas na data e horário pré-agendados.

Há uma triagem na porta de cada escola para que somente sejam atendidas as pessoas que tenham documentação para comprovar a urgência. Entre os documentos que devem ser apresentados nesses casos estão rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser uma captura de tela de celular ou computador) e extrato de FGTS. Os funcionários do IITB envolvidos na ação estão preparados com equipamentos de proteção individual para atender à população, evitando o risco da propagação do novo coronavírus.

“A pessoa deve imprimir a informação do agendamento para poder transitar nos municípios em quarentena no dia marcado. Essa medida vai contribuir para reduzir o número de pessoas nas ruas”, explica o diretor do IIT, Pablo de Carvalho.

As emissões de forma ampliada e descentralizada são possíveis graças a uma parceria firmada entre as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes (SEE), desde a última segunda-feira (11).

 

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