A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anunciou nesta sexta-feira (8), por meio de coletiva de imprensa online, a impossibilidade de realizar o São João 2020 na "capital do forró" de forma presencial e que discute com os patrocinadores da festa para realiza-la via internet. Esta é uma medida de evitar a disseminação do novo coronavírus no município, que já conta com 37 casos graves da covid-19 e nove mortes confirmadas, segundo dados enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quinta-feira, e honrar os contratos já firmados desde o último ano.
A prefeita Raquel Lyra (PSDB) informou que, no entanto, ainda não há definição de formato para a festa online. "Não temos a solução pronta, estamos construindo a possibilidade de fazer um evento, com a espinha dorsal da solidariedade, ser transmitido online e permitir que as pessoas possam, em casa, receber o São João sem sair. A construção não está pronta, não está feita, porque é [um momento] diferente pra todo mundo. Por isso, não conseguimos consolidar um modelo com os patrocinadores da prefeitura de Caruaru", disse a prefeita Raquel Lyra.
A gestora citou premissas para a realização da festa em 2020, como: respeito pela cultura, o não envolvimento de recursos da prefeitura e a solidariedade. "A gente vem trabalhando com algumas premissas para que pudéssemos ter um São João diferente em um momento como esse. Como não envolver qualquer recurso da prefeitura e que não haja contratações, até porque o próprio Tribunal de Contas e Ministério Público vedam contratações para festejos na cidade; a premissa da solidariedade, ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades em um momento como esse causado pela crise econômica do coronavírus; e o respeito pela nossa cultura local".
À reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura de Caruaru descartou a possibilidade da festa acontecer de modo tradicional e que, nos outros anos, a estrutura já havia começado a ser montada neste mês de maio. Assegurou, também, que nenhum valor sairá do montante da prefeitura para a realização do São João em 2020.
No dia 23 de março, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou a suspensão do São João na cidade como uma das medidas para conter a da pandemia do novo coronavírus. Segundo decreto, a verba que era destinada para a festa será utilizada nas áreas saúde, social e segurança.
A cidade de Campina Grande, na Paraíba, decidiu adiar a festa de São João ainda no dia 23 de março. O prefeito Romero Rodrigues (PSD) anunciou que as comemorações acontecerão entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro.
"Depois de 36 anos, o 'Maior São João do Mundo' não acontecerá no mês de junho, mas do dia 8 de outubro ao dia 9 de novembro. Essa é a alteração da data para a realização desse megaevento que representa nossas raízes, nossa cultura e, do ponto de vista econômico da cidade, tem um grau de importância até maior do que o Natal", disse o prefeito.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.