Fernando de Noronha zera número de casos confirmados de coronavírus

De acordo com o boletim emitido pela administração, Noronha tem quatro casos ainda sob suspeita
Thalis Araújo
Publicado em 08/05/2020 às 23:00
Arquipélago de Fernando de Noronha, nordeste do Brasil. Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


JC - Boa notícia

Além de boa, a notícia traz esperança! O arquipélago de Fernando de Noronha zerou a quantidade de casos confirmados do novo coronavírus. Até a última quinta-feira (7), Noronha tinha contabilizado 23 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, mas o quadro foi revertido. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (8), as duas últimas pessoas contaminadas pelo novo vírus foram curadas clinicamente. Contudo, quatro casos ainda estão sob investigação. Noronha não registrou óbitos pela covid-19.

A Ilha vive em isolamento total desde o dia 20 de abril. Assim, a população só pode sair de casa para a realização de atividades essenciais e urgentes, como a compra de gêneros alimentícios, remédios e produtos de higiene, além de atendimento ou socorro médico, atividade de pesca (restrita a três pessoas por embarcação e condicionada à autorização do administrador), e realização de serviços bancários. Para isso, o morador deve preencher um formulário informando qual o motivo da sua saída.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

Segundo a assessoria do arquipélago, o momento agora é de conscientização. Por isso, nos próximos dias, a administração vai trabalhar formas de prevenção e comunicação com a população, chamando a atenção das pessoas para o uso de máscaras, materiais de limpeza para conter definitivamente o avanço da epidemia na ilha.

Como é feita a testagem para o novo coronavírus em Noronha

De acordo com a assessoria de comunicação da Ilha, quando alguém vai até o hospital de campanha com possíveis sintomas da covid, a pessoa é atendida e o teste é realizado. Mesmo que a testagem apresente resultado negativo para a doença, as amostras são transportadas, de forma aérea, para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) para serem examinadas novamente e dar o resultado final de contágio ou não. A assessoria afirma que existem testes suficientes para possíveis casos da covid-19 em Noronha.

Estudo epidemiológico

Nas próximas semanas deve ser iniciado um estudo epidemiológico para avaliar a circulação do vírus na Ilha. Serão testados cerca de 900 voluntários, entre homens e mulheres, de diversas faixas etárias e de todas as regiões da ilha. Os participantes serão selecionados de forma aleatória. Os que aceitarem participar da pesquisa serão acompanhados durante um ano pela equipe de saúde e farão exames nesse período.

O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
pernambuco Fernando de Noronha Coronavírus Covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory