O rodízio de carros que acontecerá inicialmente entre os dias 16 e 31 de maio nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, conforme anunciado nesta segunda-feira, 11, pelo Governo de Pernambuco, não englobará trabalhadores de serviços essenciais, como profissionais de saúde, por exemplo. A medida visa aumentar os índices de isolamento social, ação recomendada para frear o avanço do novo coronavírus, que já matou 1.087 pessoas no Estado.
As novas medidas têm início nesta terça-feira (12), em caráter educativo, que segue até a próxima sexta-feira (15).
Veículos com placas pares só vão poder circular em dias pares; e os de placas ímpares em dias ímpares. Quem desrespeitar o rodízio nas cidades anunciadas será orientado a retornar e pode ter o veículo apreendido.
Os únicos permitidos a circular todos os dias são os profissionais de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços como abastecimento de gás, água, energia, correios, imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guinchos e ambulâncias, táxis e ônibus.
Segundo o Governo, a circulação de veículos nas cinco cidades só será permitida com o porte de documentos que justifiquem destino e finalidade. Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um).
A comprovação do vínculo de trabalho com um destes serviços deve ser feita por meio de crachá, carteira de trabalho ou documentos similares.
As novas regras incluem, além do rodízio, a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos e controle da circulação de pessoas exigindo a apresentação de documento de identificação e justificativa do destino.
Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.
Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.