Esta segunda-feira (18) marcou a volta de Ciro Bezerra aos microfones da Rádio Jornal. O apresentador, que foi diagnosticado com coronavírus no último dia 4 de maio, contou um pouco sobre seus dias infectado pela doença e sua recuperação até a cura. Segundo ele, que teve sintomas leves, seu atual estado de saúde é bom e apenas olfato e paladar ainda estão afetados.
Sintomas como febre, congestão nasal e dores de cabeça foram os mais intensos durante os primeiros dias contaminado, de acordo com Ciro. “Foram dias de dores, não tive falta de ar, tosse, mas [tive] muitas dores, congestão nasal, dor de cabeça demais, calafrio e febre”, disse.
Imediatamente após começar a sentir os sintomas, Ciro procurou o serviço de saúde para realizar o exame. “Quando você começa a sentir o que eu senti aqui na sexta-feira (...) Evidentemente no dia anterior eu já estava com isso. Ele não se manifesta desse jeito, de uma hora para outra. Marquei logo o exame, na terça [5 de maio] fiz o exame e recebi o resultado. Na outra terça-feira [dia 12 de maio], eu já não sentia nada [de sintoma]. Aliás, só a falta do olfato e do paladar. Não tinha cheiro e não tinha gosto, que ainda está voltando aos poucos. Eu não sinto muito gosto, o cheiro eu já estou sentido”, contou o comunicador.
Após registrar melhoras no quadro clínico, o apresentador da Rádio Jornal realizou novo exame e constatou ter sido curado, no entanto, cientificamente ainda não há comprovação de que pessoas que já passaram pela doença sejam imunes. "Na semana passada fiz o sorológico, saiu rapidamente, dando o atestado de que tive a doença Covid-19, mas ela não está mais comigo (...) Recebi alertas de vários médicos dizendo que eu estou zerado, sem a doença, mas que a imunidade não é garantida, porque esse vírus é tão cheio de 'pantim' que ninguém sabe se vai voltar pra quem já teve", revelou.
Em uma publicação feita em 4 de maio, em sua conta no Instagram, Ciro Bezerra já tranquilizava a todos e garantia estar se recuperando da doença.
O apresentador, que realizou todo o tratamento de recuperação em casa, fez um alerta sobre os perigos do novo coronavírus e pediu que a população fosse prudente, se cuidasse e cumprisse as determinações de isolamento social.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.