Nesta primeira quinzena de maio, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), realizou uma fiscalização nos radares de velocidade dos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Goiana, no Grande Recife, e em Caruaru, no Agreste do Estado. Na ação, 73 equipamentos foram inspecionados e todos foram aprovados.
» Primeiro dia útil de lockdown no Grande Recife tem engarrafamento em ponto de bloqueio
» Veja imagens do primeiro dia útil do lockdown em Pernambuco
O Ipem-PE fiscaliza os radares em todo o Estado de Pernambuco, anualmente, seguindo diretrizes do Regulamento Técnico Metrológico, da Portaria Inmetro nº115/1998. Este trabalho é realizado com o auxílio do cronotacômetro, um medidor de velocidade, que é instalado no veículo oficial. Desta forma, cinco testes são feitos, com velocidades diferentes, dependendo das condições da pista. Os equipamentos que são aprovados pela fiscalização recebem um laudo técnico com validade de um ano. Já os reprovados são interditados e as empresas responsáveis autuadas.
De acordo com Adriano Martins, presidente do Ipem-PE, este trabalho periódico é fundamental para o funcionamento correto dos radares, garantindo assim, um trânsito mais seguro. Ele afirma também que "para a legitimidade das multas emitidas em função dos radares, atendendo os parâmetros determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro, o radar precisa estar verificado e aprovado pelo Ipem-PE e a verificação estar dentro do prazo de validade".
Qualquer pessoa pode consultar quais radares do Estado estão aptos ao funcionamento através do Portal de Serviços do Inmetro no Estado. Além disso, denúncias de supostas irregularidades devem ser feitas através do e-mail: ouvidoria@ipem.pe.gov.br.