São Lourenço da Mata, um dos cinco municípios em situação de lockdown em Pernambuco por causa da pandemia do novo coronavírus, caiu da 2ª para 7ª posição no ranking estadual entre as cidades pernambucanas com maior índice de mortes pela covid-19. Segundo dados colhidos até esta segunda-feira (25) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com a empresa In Loco, o município registra 52 óbitos causados pelo vírus. Além disso, foram totalizados 231 infectados, de acordo com o boletim desta segunda da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Ocupa a primeira posição no ranking de número de óbitos o Recife, com 842, seguido de Jaboatão dos Guararapes (240), Olinda (144), Paulista (106), Cabo de Santo Agostinho (70) e Camaragibe (55).
Para o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, a estabilidade no número de mortes é devido aos trabalhos de conscientização e de enfrentamento realizados no município. “Desde o início da pandemia seguimos as medidas implantadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Baixamos decretos restritivos, uso de carro de som, para conscientizar a população, entrega de máscaras, higienização e desinfecção nas vias públicas, distanciamento social, fechamento de comércio, entre outras várias ações; porém, não conseguíamos diminuir nossos números. Então, após novo decreto que implantou o lockdown em nosso município, iniciamos medidas mais rigorosas, já que a população ainda não tinha se conscientizado sobre a gravidade do coronavírus”, pontuou.
Em relação ao índice de isolamento social no município, o painel do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a In Loco aponta que, nesse domingo (24), 57,4% da população estava em casa. Das cinco cidades em lockdown no Estado, apenas São Lourenço da Mata não estava nos 10 municípios com maiores índice de isolamento. Recife, com 61,3% ocupava a 2ª posição, Olinda, com 60,3% ocupava a 3ª, Camaragibe, com 59,4% ocupava a 6ª, e Jaboatão dos Guararapes, com 58,5% ocupava a 9ª.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.