COVID-19

Com casos de covid-19 crescendo no interior, Pernambuco reforça hospitais com mais 25 respiradores

Os dois municípios vivem isolamento social mais rígido por conta do crescente aumento no número de infectados pela covid-19 na região; secretário estadual de Saúde, André Longo, visita os dois municípios nesta terça-feira (30)

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 30/06/2020 às 9:57 | Atualizado em 30/06/2020 às 11:15
MIVA FILHO/SES
Durante período de quarentena rígida em Caruaru, secretário André Longo fez visita ao Hospital Mestre Vitalino para acompanhar ações de enfrentamento à covid-19 - FOTO: MIVA FILHO/SES

Em meio ao aumento expressivo no número de casos confirmados do novo coronavírus nos municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste de Pernambuco, o Governo Estadual envia respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs) às duas cidades nesta terça-feira (30). Além disso, o secretário de Saúde, André Longo, visita os dois municípios para checar a situação das cidades que passam por um período de isolamento social mais rígido. 

>>"Nós estamos prontos para isso", diz Raquel Lyra sobre Caruaru avançar no plano de reabertura

>>Em resposta à prefeita Raquel Lyra, governo de Pernambuco diz que teve reuniões para discutir situação de Caruaru

>>Com suspensão da Feira da Sulanca, em Caruaru, comerciantes vendem produtos irregularmente

Na visita, o secretário de Saúde fez a primeira parada no Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, onde assinou o termo de cessão de cinco respiradores para a unidade hospitalar. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os respiradores irão propiciar a abertura de mais leitos exclusivos para auxiliar no tratamento dos pacientes com coronavírus. Os equipamentos devem ser entregues apenas na quarta-feira (1).

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Bezerros publicou um vídeo de André Longo afirmando a cessão dos equipamentos. Veja: 

Em seguida, o secretário irá para Caruaru, onde formaliza a entrega de mais de 20 respiradores ao Hospital Mestre Vitalino, referência para o tratamento da covid-19 na cidade agrestina. O hospital dispõe de 110 leitos exclusivos para pacientes da doença, destes, 60 são de Terapia Intensiva. 

Na última quinta-feira (25), André Longo já havia visitado as instalações da unidade, e segundo ele, a situação era de extrema ocupação dos leitos. “Há mais 18 leitos no Hospital Regional do Agreste, que também está com ocupação elevada. Estamos preocupados em conter o surgimento de novos casos graves (na região)”, frisou o secretário, em entrevista cedida à TV Jornal Caruaru. Não houveram atualizações sobre a ocupação dos leitos da unidade hospitalar de lá pra cá. 

>>Coronavírus: principal hospital do Agreste, em Caruaru, tem 100% dos leitos de UTI ocupados

EPIs

Além dos respiradores, mais de 85 mil equipamentos de proteção individual também serão entregues às secretarias de Saúde dos dois municípios. Serão 70 mil máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras do tipo N95, 1.400 protetores faciais e 210 óculos de proteção. 

Reunião com secretários

Nesta terça-feira (30), André Longo também irá participar da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), em Caruaru. No encontro, onde estarão presentes os secretários de Saúde de Caruaru e Bezerros, será feita a avaliação da situação epidemiológica, bem como o andamento dos dois primeiros dias de isolamento rígido nas duas cidades. 

>>Isolamento social em Bezerros aumentou 13% no primeiro dia de quarentena mais rígida, diz Longo

>>Operação Quarentena mobiliza 368 policiais e bombeiros por dia em Caruaru e Bezerros

A maior rigidez nas medidas de isolamento nestas duas cidades ocorre após um constante aumento na proliferação da doença na região. Enquanto o restante do Estado reduz o número de mortes e infectados pela covid-19, Caruaru e Bezerros vieram na contramão. Por conta disso, os municípios vivem, desde a última sexta-feira (26), um período de isolamento social bem mais rígido, que se estende até 5 de julho.

Neste tipo de isolamento só é permitido que a população saia de casa para realização de serviços essenciais, como idas ao supermercado, farmácias, padarias e hospitais. O decreto foi publicado pelo Governo do Estado no último dia 23.

Dados atualizados 

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na última segunda-feira (29), atualmente Caruaru tem 2.088 casos de covid-19 confirmados. Desses, 474 apresentaram quadro grave da doença, que exige geralmente internamento em leito de enfermaria ou UTI. Na cidade, 129 pessoas faleceram. Já em Bezerros, 360 pessoas já foram infectadas. Entre elas, 72 tiveram a forma grave do novo coronavírus. O município totaliza 19 mortes.

Outras localidades do Agreste, embora não tenham entrado na quarentena rígida, também têm dados expressivos. Em Gravatá, são 200 casos de covid-19 confirmados, sendo 89 graves e 28 óbitos. O total de casos em Cachoeirinha também desperta atenção: 77, com sete mortes.

Mesmo após dois dias do início da quarentena mais rígida, em Caruaru e em Bezerros, o índice de isolamento social continua baixo do ideal: 41,2% e 39%, respectivamente. São percentuais menores do que no Recife (42,3%), que está está em processo de flexibilização das atividades. As informações constam no Painel Índice de Isolamento Social, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a Inloco. Os números foram atualizados na última segunda-feira (29).

“Queremos que o índice de isolamento social atinja um patamar superior a 60% nesta região (do Agreste). Precisamos trabalhar para fazer desses dez dias o melhor trabalho conjunto possível, com nossas forças de fiscalização, conscientizando a população de que esse período poderá ser fundamental para mudar o panorama da doença no Agreste”, destaca André Longo.


 

HEUDES RÉGIS/SEI
André Longo, secretário estadual de Saúde - FOTO:HEUDES RÉGIS/SEI

Comentários

Últimas notícias