covid-19

Governo avaliará semanalmente liberação de praias e parques de Pernambuco

Mesmo com o fim do lockdown, acesso às praias e parques públicos do Estado continua proibido

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 02/06/2020 às 17:30 | Atualizado em 02/06/2020 às 17:30
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Praia de Boa Viagem vazia durante o feriado de 1 de maio devida a pandemia do coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Dentro das estratégias do governo de Pernambuco para retomada das atividades no Estado, mediante a estabilização dos números de casos e mortes por covid-19, além do plano de reabertura econômica e protocolo específico para retorno das atividades escolares, o poder público também tem um terceiro eixo que trata sobre o comportamento social. Nesse eixo, estão incluídos o retorno das atividades em praias, parques públicos e igrejas, que serão avaliados semanalmente e liberados à população ou não conforme o comportamento da grau de progressão ou não de infectados pelo novo coronavírus.

Sem arriscar datas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, no caso do comportamento social, primeiro será avaliada a capacidade de recrudescimento dos casos de covid-19 para, então, haver alguma avaliação sobre liberação.

“No caso do comportamento social estão as possibilidades de abrir praias, praças, parques e celebrações religiosas. Essa parte de comportamento social está sendo estudada e será divulgada semana a semana também”, diz o secretário, ao comparar à avaliação semanal que será feita para continuidade do plano de convivência para reabertura da atividade econômica.

Segundo Schwambach, como o Estado ainda está no nível quatro do plano, que segue de forma decrescente até o nível 1, por ora, a determinação é voltar ao trabalho com restrições. “Recomendados que (as pessoas) comecem a ir trabalhar, mas, quando dentro do possível, fiquem em casa. Toda semana iremos avaliar, e dependendo do comportamento das curvas (epidemiológicas) pode vir uma medida de isolamento ou não. As avaliações são feitas de domingo a sábado, trazendo uma decisão para a semana seguinte”, completa.

Mesmo com o fim do lockdown, no último dia 31 de maio, as restrições quanto ao uso de espaços públicos como praias e parques seguiu vigorando em Pernambuco. 

Retomada da economia

Ontem (1º), o governo do Estado anunciou o plano para retomada gradual das atividades econômicas. Dividido em 11 etapas, o plano já está em vigor com a permissão de atendimento delivery em shoppings centers, centros de compra e varejo. Lojas de materiais de construção, começaram a abrir as portas seguindo protocolos sanitários e de distanciamento social.

Na próximo dia 8 de junho, construção civil e comércio atacadistas voltam às atividades com 50% da capacidade total e horários restritos de funcionamento. No dia 15, é a vez da reabertura de pequenas lojas de varejo nos bairros, salões de beleza, barbearias e similares, além da possibilidade de retirada de compras nos shoppings centers e centros comerciais. O plano, segue avaliação semanal dos números da covid -19 em Pernambuco, e, se não houver atrasos ou adiantamentos, só deve ser finalizado em meados do mês de agosto.

 

Comentários

Últimas notícias