Com informações de Lílian Fonsêca, da TV Jornal.
A Prefeitura do Recife removeu cerca de 20 pontos de trabalho dos fiteiros do bairro de São José, área central do Recife. Uma obra para a reforma do calçamento dos entornos do Mercado de São José está sendo feita no local. Segundo informações de um comerciante entrevistado pela reportagem da TV Jornal, os funcionários da PCR estão fazendo a remoção dos pontos de trabalho pelo menos desde o dia 21 de maio.
Dona Ivanise comercializava no bairro e contou que levou uma vida inteira trabalhando na região. Inconformada, disse que também não foi comunicada sobre a retirada. Já seu Elisanias, disse que foi informado que o ponto de trabalho estava sendo removido, mas foi por um colega e, por pouco, não perdeu os equipamentos e materiais de trabalho que estavam dentro do fiteiro.
» Criança de 5 anos morre após cair de aproximadamente 35 metros de altura de prédio no Recife
Os comerciantes, que já estavam sem trabalhar por conta da pandemia, se queixaram por estarem sem resposta da Prefeitura do Recife sobre a situação de trabalho deles e não sabem o que fazer, já que um recomeço neste momento de pandemia pode vir a ser ainda mais difícil.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou ao JC que tem dialogado com todos os comerciantes do entorno do Mercado São José e as remoções foram iniciadas desde setembro do ano passado. "Elas fazem parte do projeto de revitalização do Largo do Mercado de São José, que tem sido aprovado por comerciantes e frequentadores da região. Todos os comerciantes cadastrados estão sendo realocados para estruturas adequadas, projetadas para receber comerciantes e clientes com segurança e conforto, como já aconteceu com mais de 500 que foram removidos para o Novo Cais de Santa Rita e o Anexo das Ervas, por exemplo".