Para combater a proliferação do novo coronavírus, a Compesa segue instalando lavatórios públicos de mãos em lugares estratégicos nas cidades do interior do estado. São cerca de 38 lavatórios de mãos em 16 municípios de Pernambuco distribuídos em loterias, bancos e feiras livres.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus
A medida é fruto de uma parceria entre a Compesa e o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT) e faz parte do pacote de ações realizado pelo Governo do Estado no combate à pandemia da covid-19. Os lavatórios foram produzidos com mão-de-obra própria e materiais reaproveitados nas unidades da Companhia.
Os equipamentos funcionam por meio de um mecanismo de acionamento automático, evitando o contato direto do usuário com a pia, o que torna a lavagem das mãos ainda mais eficaz.
O diretor regional da Compesa, Mario Heitor, explicou que a ação de distribuição já foi feita em várias cidades do Sertão e Agreste do Estado. "Quatro lavadores em Garanhuns, dois em Caruaru, além das outras cidades que foram contempladas com essas pias que vão beneficiar muito a população do interior que tem a necessidade de sair de casa durante esse época".
>> Números voltam a subir, e Pernambuco tem quase mil casos de coronavírus registrados em 24 horas
Em Caruaru, os lavatórios foram instalados no Parque 18 de Maio, no centro da cidade, e na Avenida Caruaru, no Bairro Boa Vista 2, que abrigam duas grandes feiras de alimentos do muncípio, locais onde a circulação de pessoas é intensa, aumentando o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Na cidade de Garanhuns, os equipamentos estão localizados na esquina da Avenida Santo Antônio com a Rua Melo Peixoto; na Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade; na Rua Barão do Rio Branco, bairro Santo Antônio, e na Rua Duque de Caxias, no Heliópolis.