O Banco do Nordeste selecionou 17 projetos de pesquisa e inovação de cinco estados do Nordeste, incluindo Pernambuco, que propõem soluções para o combate ao novo coronavírus. No Estado, foram quatro projetos selecionados. Para essas iniciativas, serão destinados R$ 5 milhões, e os recursos contemplam micro e pequenas empresas e empresas de pequeno-médio porte.
Ao todo, foram inscritos 195 projetos. Dos selecionados, sete são do Ceará, três da Bahia, duas do Rio Grande do Norte, uma de Sergipe, além dos quatro de Pernambuco.
Além dos 17 projetos classificados, foi formado um banco com 25 projetos classificáveis que serão chamados desde que haja saldo remanescente dos recursos previstos.
As propostas de pesquisa e inovação abrangem o desenvolvimento de soluções como higienização à base de probióticos e de ácido cítrico para inativação do vírus em ambientes públicos; diagnóstico rápido da doença a custo competitivo; monitoramento em tempo real integrado a IoTS (internet das coisas) e wearables para controle de aglomerações; automatização do processo de prescrição de medicamentos baseado em blockchain, sistemas de telemedicina, dentre outras.
Em Pernambuco, um dos projetos selecionados é o da empresa INDK.ME - Desenvolvimento Web e Mobile LTDA, que propõe o teste PCR em tempo real para detectar a covid-19.