Enquanto humanos precisam ficar de quarentena, em casa, para diminuir a transmissão do novo coronavírus (covid-19), pelo menos 18 répteis puderam ser devolvidos à natureza na tarde da última quinta-feira (18) por técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Ao todo, sete jacarés-do-papo-amarelos (Caiman latirostris) e dois da espécie coroa (Paleosuchus palpebrosus), além de três cobras corais, cinco jiboias e uma papa-ovo foram soltos na natureza, segundo o órgão.
A devolução foi feita em uma área de mata dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental, no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A Unidade é administrada pela CPRH.
Antes de serem libertos, os animais tiveram que passar por um período de readaptação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). O gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, lembrou que a soltura dos répteis foi realizada em conjunto o Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR/UFRPE).
“Essa quantidade de jacarés se deve principalmente ao período chuvoso, pois ocorre o transbordamento de água em rios e em outros espaços, como os canais, e os animais saem para explorar novos ambientes. Os córregos, por exemplo, há alguns anos, dividia ambientes. Em muitas áreas foram erguidas construções, junto aos córregos. Por isso, o aparecimento desses animais, nas ruas e residências" , explicou Yuri Valença.