Dois dias depois de o Governo de Pernambuco liberar o acesso da população a praias e parques, na sexta-feira (19), a prefeitura de Paulista, no Grande Recife, reabriu os espaços ao público nesta segunda-feira (22). As praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha já estão recebendo banhistas - contanto que estejam de máscara. Agentes percorrem a orla para chamar a atenção daqueles que estão fora do "novo normal" provocado pela pandemia do coronavírus.
A retomada acontece quase três meses depois das praias serem fechadas, no dia 4 de abril. No momento, Pernambuco registra 52.494 casos e 4.252 mortes pelo coronavírus, de acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira.
Segundo determinação do decreto municipal 068/2020, está permitido tomar banho de mar, praticar caminhadas, corridas e praticar esportes individuais. Continuam proibidas a aglomeração de pessoas, a prática de esportes coletivos e o consumo de bebida alcoólica em barracas e bares.
Para assegurar o cumprimento das normas, a prefeitura mantém ações educativas de prevenção ao coronavírus. Cabe à Guarda Municipal a tarefa de informar os cidadãos sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e do que se pode e não pode fazer.
De acordo com secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, os guardas vão circular pela orla munidos de álcool a 70º para que as pessoas possam limpar as mãos. Uma pia foi instalada no Ecoparque das Paineiras, no Centro da cidade, para incentivar a higienização.
Mesmo assim, o gestor fez um alerta: “Agora, toda esta ação só terá êxito se a população entender que ainda é preciso muito cuidado, pois, a gente só evita a circulação do vírus se as pessoas continuarem seguindo as normas sanitárias”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil, Laurindo Venceslau, também solicitou aos paulistanos que ajam com cautela. “A gente pede à população que volte aos poucos a frequentar estes espaços públicos, para que a prefeitura possa monitorar o impacto desse retorno. E principalmente, tomando todos os cuidados necessários, para que não haja o surgimento de novos casos”, disse.
Nesse domingo (21), equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e da Polícia Militar de Pernambuco realizaram monitoramento nas praias de Paulista. Os servidores vistoriaram uma faixa de 14 km de litoral, com os trechos mais frequentados.
Além das corporações, as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente também soma esforços nas atividades de fiscalização.