pandemia

Com reabertura, veja o que pode e o que não pode fazer se for à praia no fim de semana em Pernambuco

As regras de segurança variam de acordo com o município em que a praia fica localizada

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 03/07/2020 às 15:18 | Atualizado em 09/07/2020 às 15:13
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Restrições nas praias variam por município - FOTO: YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM

Com a pandemia do novo coronavírus, que já deixou mais de cinco mil mortos em Pernambuco, ficar em casa é fundamental para impedir uma propagação ainda maior do vírus entre a população. Mesmo assim, com a reabertura das praias, muitas pessoas comparecem aos locais para se exercitar ou ter um momento de lazer. Diante disto, é fundamental que a população redobre os cuidados e siga as regras de segurança estabelecidas por cada município, já que elas variam de cidade para cidade. Confira os protocolos:

Recife

As praias da capital pernambucana reabriram desde o dia 20 de junho, logo após o Governo do Estado ter dado autorização para que os municípios disciplinem o acesso aos locais. No entanto, foi proibido o comércio nos espaços, utilização de qualquer estrutura para permanência no local, além de banho de mar.

Com isso, pessoas que comparecerem às praias da cidade são impedidas de instalar de barracas, guarda-sol, cadeira, caixa térmica e realizar consumo de alimentos e comércio, como também estão proibidas de fazer aglomerações. Atividades de corrida e caminhada pelos calçadões etão liberados, porém o uso de máscaras é obrigatório durante os exercícios. Em caso de atividade física de alta intensidade, o equipamento de proteção pode ser retirado momentaneamente.

Equipes da Secretaria Executiva de Esportes se encontram nos locais para conscientizar os usuários dos espaços públicos sobre os novos protocolos. 

Olinda

Assim como no Recife, o banho de mar em Olinda, na Região Metropolitana da capital pernambucana, também não é permitido para quem deseja comparecer às praias da cidade. Nos locais, estão liberados o uso do calçadão, ciclovia e a areia da orla para a prática de atividades físicas individuais, mas sem aglomerações. É necessário fazer o uso da máscara de proteção.

>> Polícia retira banhistas de praias em Olinda

>> Fiscalização retira quase 200 pessoas que descumpriam recomendações sanitárias em praias de Olinda 

Para fiscalizar o cumprimento das medidas de segurança por parte da população, rondas estão sendo feitas pelas secretarias municipais de Segurança Urbana, Executiva de Controle Urbano; e de Transportes e Trânsito, que contam também com o apoio da Polícia Militar. Por meio delas, pessoas são orientadas e caso insistam em agir com uma conduta errada, podem ser detidas. 

Paulista

O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, liberou o acesso às praias e ao mar, mas também com restrições. Nos locais, não se pode praticar esportes coletivos e nem instalar guarda-sol enquanto a pessoa estiver na praia, além do consumo de bebidas alcoólicas. Neste período, os bares também seguem fechados. 

Além do banho de mar, está permitida a prática de caminhadas, corridas e esportes individuais. O uso da máscara segue obrigatório. Quem comparecer aos locais, é necessário que evite aglomerações.

>> Paulista tem primeiro fim de semana desde reabertura de praias, praças e parques

>> Paulista fiscaliza praias, praças e parques nesta fim de semana para evitar aglomerações

A fiscalização nas áreas é feita de forma integrada por equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Procon Municipal e Polícia Militar. As pessoas que estiverem descumprindo as medidas serão orientadas a se adequarem para não serem mandadas para casa. Como o fluxo de pessoas é maior durante o fim de semana, a fiscalização é intensificada nestes dias.

Jaboatão dos Guararapes

Pessoas que desejam ir à praia em Jaboatão dos Guararapes podem fazer caminhadas na faixa de areia e calçadão, além de passeio de bicicleta na ciclovia. Também é permitida atividade física com auxílio de personal trainner. Em todos os casos é obrigatório o uso de máscaras e a higienização.

O banho de mar, no entanto, não é permitido, como também práticas esportivas coletivas, aglomeração de pessoas, comércio e consumo de bebidas e comidas, uso de caixa de isopor, cooler e guarda-sol.

>> Prefeitura de Jaboatão diz que primeira semana de abertura de praias, parques e praças foi tranquila

Fiscalizações diárias são realizadas nos locais, das 7h às 19h com a Guarda Municipal, fiscais de Gestão Urbana, agentes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e servidores da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Elas são feitas com apoio de viaturas, quadriciclo e drone.

Nos finais de semana, a fiscalização nas praias recebe reforço de pessoal e neste fim de semana, haverá distribuição de máscaras de proteção.

Ipojuca

Em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, fica a praia cartão-postal do Estado: Porto de Galinhas. Além dela, as praias de Serrambi, Cupe, Maracaípe e outras também encantam os banhistas e são destinos bastante procurados por turistas e moradores da região. 

Para ter controle da segurança dos banhistas, o município definiu a liberação do seu litoral em fases, sendo a primeira delas apenas para a prática de esportes individuais e banho de mar com o horário restrito das 4h às 16h.

>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo

Nos locais estão proibidas a utilização de cadeiras, guarda-sóis, caixas térmicas e outros objetos, além de ser necessário fazer o uso de máscara de proteção nas faixas de areia. O comércio também é fechado nos espaços. A fiscalização das praias está sendo feita por meio de rondas e câmeras e, caso o cidadão insista em descumprir as regras, será detido e encaminhado para a delegacia. 

Cabo de Santo Agostinho

Quem comparecer às praias do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, deverá fazer a utilização de máscaras, mesmo que seja para realizar atividades físicas, como caminhadas e outros exercícios individuais. É necessário ter cuidado com o distanciamento social e não fazer o uso de cadeiras, guardas-sóis e caixas térmicas.

Nas praias, o banho de mar está liberado e práticas aquáticas individuais, como surf, também poderão ser feitas pela população. Não é necessário a máscara dentro d´água.

O comércio na faixa de areia, venda de bebidas alcoólicas, alimentos, uso de equipamentos a motor no mar ou faixa de areia e esportes coletivos estão proibidos.

A fiscalização nos locais está sendo feita com a participação da Guarda municipal, defesa civil e Polícia Militar. A Prefeitura da cidade também faz a distribuição de máscaras nas praias.

Comentários

Últimas notícias