A prefeitura de Olinda, no Grande Recife, anunciou, nesta sexta-feira (3), que o Centro de Referência Covid-19 Casos Leves, instalado na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, passa a oferecer serviço de fisioterapia para pacientes já recuperados da doença. O atendimento começa a ser ofertado neste sábado (4) e domingo (5), e o trabalho acontecerá sempre nos fins de semana, das 7h às 13h.
A enfermeira e responsável pelo Centro, Patrícia Ferreira, explica que demanda será espontânea ou referenciada. "Os pacientes que forem atendidos aqui na unidade e avaliados com necessidade de um acompanhamento fisioterapêutico, serão direcionados. Então a fisioterapeuta fará uma triagem e verá a necessidade do paciente, se é um tratamento respiratório ou motor."
Patrícia afirma também que o Centro está com as portas abertas para os pacientes de Olinda que têm necessidade do atendimento. "A gente vai receber qualquer paciente que chegar. Os enfermeiros ou médicos vão fazer a triagem e avaliar se ele precisa fazer o teste rápido, se será direcionado para fisioterapia, entre outros. Depende do caso", disse.
Por dia são feitos cerca de 12 atendimentos pela fisioterapeuta Anakettlem Santana. A profissional explica que o tratamento é necessário não só para casos graves da covid-19, mas também os moderados. "Os casos moderados a gente também aconselha que passem pelo fisioterapeuta. Se for leve, nem sempre [o paciente] tem acompanhamento contínuo, a gente dá algumas orientações e ele permanece fazendo em casa."
A covid-19 pode causar o comprometimento respiratório e cardíaco. Anakettlem relata que a questão motora também é afetada. "Se os pacientes mais graves [não fizerem a fisioterapia], vão sempre estar com dificuldade para respirar e podem desenvolver crime asmática, por isso é sempre importante estar sendo acompanhado por fisioterapeutas".
A atividade é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria da Rede de Reabilitação.
Até registros que constam no boletim divulgado nessa quinta-feira (2), pela prefeitura de Olinda, a Marim dos Caetés somava 3.730 casos confirmados do novo coronavírus e 229 óbitos pela doença.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.