No mês de julho, vários assaltos foram cometidos pela mesma pessoa nas estações do Metrô do Recife. As câmeras de segurança da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) flagraram um mesmo homem, de 23 anos, assaltando pessoas com uma faca. Entretanto, ele usava um disfarce: trocava de roupa entre os assaltos para não chamar atenção.
Um dos locais que ele praticava os crimes eram as estação do Bairro e de Tejipió, na Zona Oeste do Recife. “Ele subia na estação no Barro e ia até a Tejipió, descia na plataforma, puxava o facão e assaltava as pessoas. Isso acontecia pelo menos uma ou duas vezes por semana, no mês de julho. Depois ele pulava os trilhos e ia voltando para estação Barro andando. Ele trocava de roupa na parte escondida do metro, atrás do muro de vedação”, explica Salvino Gomes, Gerente de Comunicação da CBTU.
Em uma das imagens disponibilizados, é possível ver quando o bandido entra na Estação do Barro, na Zona Oeste do Recife. Usando uma camisa vermelha, ele circula pelo local como se fosse um passageiro do metrô. Depois disso, vai até o fim da plataforma e acessa uma área reservada para funcionários do metrô, voltando com outra roupa para assaltar.
De acordo com Salvino, ele chegou a ser abordado por seguranças para tomar cuidado com criminosos. "Os seguranças não sabiam que era ele quem estava cometendo os assaltos", comenta. O homem já era condenado pelo mesmo crime - roubo - e estava em liberdade condicional.
No último sábado (19) ele foi detido e conduzido na madrugada do domingo (20) para o Ceplanc (Central de Plantões da Capital). "Como não havia vítimas, ele foi solto, mas foi marcada uma audiência por porte ilegal de armas para o dia 30 de julho", esclarece Salvino. O caso está com a delegacia de Jardim São Paulo. A reportagem entrou em contato com a Policia Civil e aguarda retorno.
Salvino Gomes reforça que existem canais para que as vítimas possam denunciar. A CBTU tem o número 34554566 para denúncias anônimas. Ainda, quem tiver alguma informação sobre o assaltante pode procurar uma delegacia da Polícia Civil ou ligar para o Disque-Denúncia, no número (81) 3421-9595. Na ligação, também não é preciso se identificar.
Pernambuco registrou, em junho deste ano, 3.490 ocorrências de roubos. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foi o mês de junho com menor quantitativo de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde que essa modalidade delituosa, que inclui assaltos, roubos e furtos de celulares, carros, bancos, coletivos, entre outros, começou a ser computada pela segurança pública do Estado, em 2005. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14).
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que as investigações estão sob responsabilidade da delegacia de Jardim São Paulo. Confira a nota na íntegra:
"A Polícia Civil informa que sábado (18/07/20), na Avenida Central, no Bairro de Tejipió, na Estação do Metrô, um homem de 23 anos, foi autuado por porte ilegal de arma branca, sendo levado para Central de Plantão da Capital e realizado procedimento de Termo Circunstanciado de Ocorrência, sendo liberado em seguida sob compromisso de comparecer em audiência no Judiciário.
A Polícia Civil informa também que no dia 15/07/20, foi registrado um Boletim de Ocorrência de roubo em desfavor do mesmo acusado, como também existem vários vídeos de roubos e tentativas de roubos registrados nas câmaras de vídeo da CBTU. A Polícia Civil instaurou Inquérito Policial e investiga os casos. As investigações vão ficar sob a responsabilidade da Delegacia de Jardim São Paulo."