arquipélago

Vídeo de "boas-vindas" a Noronha compartilhado por ministro é antigo e não se refere a turistas

Gravação começou a circular nas redes sociais sem menção da data original

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/08/2020 às 12:28 | Atualizado em 28/08/2020 às 12:44
Reprodução
Nas imagens, um policial identificado apenas como Rodrigo aparece dando instruções de forma bastante rígida - FOTO: Reprodução

Um vídeo gravado dentro de um avião que mostra orientações sanitárias sendo repassadas para passageiros que chegaram ao arquipélago de Fernando de Noronha está circulando nas redes sociais nesta sexta-feira (28), após ter sido compartilhado pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), aliada bolsonarista, no dia anterior. Nas imagens, um policial identificado apenas como Rodrigo aparece dando instruções de forma bastante rígida. "Delegacia, processo criminal e uma multazinha maravilhosa que começa em R$ 2 mil. Simples assim. Acabou a paciência", diz em um trecho. No entanto, a gravação não é recente. A filmagem ocorreu no dia 22 de julho e a fala original é direcionada a moradores e funcionários da ilha.

>>Respeitando a segurança contra a covid, Refeno acontecerá dia 10 de outubro


Quem confirma essa informação é a Presidente do Conselho de Turismo da Ilha, Dora Costa. Ela explica que o vídeo de boas-vindas “é de mais de um mês atrás”. “O funcionário está dando orientações para os moradores e trabalhadores das empresas que vão ser treinados para quando abrir a ilha”, esclarece. Em anúncio na última quinta-feira (27), o governo do Estado definiu a abertura de Fernando de Noronha ao turismo na próxima semana, no dia 1º de setembro.

No entanto, só estarão autorizados a entrar na ilha turistas que já foram infectados pelo novo coronavírus. A comprovação deve ser feita por meio do teste RT-PCR, com diagnóstico positivo há mais de 20 dias, ou por meio da apresentação do exame sorológico, que informa se a pessoa possui anticorpos para o vírus. Mas, por enquanto, apenas moradores e trabalhadores estão em Noronha.

“Esse tipo de fake news é um absurdo porque estamos há 6 meses sem turistas e uma notícia dessa deixa os próprios visitantes confusos. Estão dizendo que o profissional está atendendo os turistas desta forma mas não faz sentido, porque a ilha nem está aberta para isso”, reforça Dora.

O ministro e a deputada do PSL publicaram o vídeo na noite dessa quinta-feira (27) sem fazerem referência na postagem do Instagram de que se tratava de um registro antigo. Veja publicações:

A reportagem entrou em contato com assessoria do Ministério do Turismo e da deputada federal Bia Kicis e aguarda retorno para atualizar a matéria com as respostas.

Dados da covid-19 em Noronha

Com aproximadamente 3,5 mil habitantes, o distrito foi o primeiro lugar do Brasil a estabelecer, entre 20 de abril e 10 de maio, medidas rígidas de isolamento social em combate ao coronavírus, inclusive, o lockdown. Durante o período mais rígido da quarentena, as entradas marítima e aérea foram fechadas para turistas, e os moradores só puderam se deslocar com autorização prévia da administração. Com a medida, a ilha chegou a zerar o número de casos ativos.

Em último boletim da quinta-feira (27), foi confirmado mais um caso de Covid-19 em Noronha. O paciente, passageiro do voo do último sábado (22), encontra-se isolado, cumprindo quarentena. Com o novo caso confirmado, Noronha tem agora dois pacientes infectados e subiu para 95 o número de registros do novo coronavírus durante a pandemia, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico em curso no arquipélago. Ainda há quatro casos em investigação. E nenhum óbito. 

Reabertura

Devido ao risco de uma nova onda de contágio no arquipélago, a retomada dos visitantes será por etapas, com início no dia 1º de setembro. No primeiro momento, apenas pessoas que já tiveram o covid-19 vão poder desembarcar no arquipélago. A comprovação de que o turista já teve a doença será feita durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que agora só poderá ser feito online, O pagamento precisa ser realizado com um prazo de até 72 horas antes do embarque. Anexado ao pagamento, o turista vai precisar enviar o resultado do exame confirmando que já teve a covid-19.

Serão aceitos dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque. E o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. Testes rápidos não serão aceitos.

Entrada de moradores e trabalhadores

Todos os moradores e trabalhadores que desembarcam em Noronha precisam cumprir o protocolo estabelecido para a entrada de pessoas na ilha. O documento prevê regras de quarentena para os recém-chegados e multa de dois salários mínimos para quem descumprir o isolamento. Assim que desembarcam, os passageiros recebem uma pulseira de identificação que só deve ser removida pela equipe de vigilância em saúde no fim da quarentena ou quando sair o resultado do segundo teste, realizado na ilha, confirmando a ausência do vírus. Antes do embarque, todos devem apresentar resultado negativo em exame feito no continente, na semana da viagem.

Acesso às praias

Desde o dia 18 de julho, passou a ser permitido o passeio de barco na ilha. Como as demais atividades liberadas, também é preciso seguir um protocolo de prevenção. O acesso às praias de Noronha não têm restrição de horário e podem ser frequentadas por grupos de até 10 pessoas. Os moradores também já podem levar alimentos e bebidas para consumo próprio. Os quiosques da praia do Porto estão liberados para funcionamento mas toldos e guarda-sóis continuam vetados. As praias de Noronha estão liberadas para os moradores desde o dia 25 de maio.

Assim como em todo o Estado, o uso de máscaras é obrigatório em Noronha.

Comentários

Últimas notícias