A pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente os bancos de sangue de Pernambuco. As doações, que antes já não eram em grande escala, desde março foram reduzidas em torno de 50%, de acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Dentre diversos fatores, o medo que as pessoas sentem em se expor neste período de proliferação e contágio da covid-19 é um dos grandes responsáveis por esta queda nas coletas. Por conta disso, o Movimento Aptos PMPE 2018, grupo de homens e mulheres que aguardam convocação da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), se reuniu em uma iniciativa do bem: promover uma doação de sangue coletiva.
>>Doador número um de plasma em Pernambuco: "Que todos os recuperados da covid-19 venham ao Hemope"
>>Hemope passa por situação crítica nos estoques de bolsa de sangue; saiba como doar
>>Está recuperado da covid-19? Veja como doar plasma para pacientes internados em Pernambuco
A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (04) nas unidades do Hemope em Recife, na Zona Norte; em Caruaru, no Agreste e em Petrolina, no Sertão do Estado. A iniciativa, que já é realizada pelo grupo mesmo antes da pandemia da covid-19, tem como objetivo formar uma força-tarefa para abastecer os bancos de sangue da região, que estão diariamente realizando coletas. Além disso, o grupo aprovado no último concurso da PM, busca através de ações do gênero, chamar a atenção do Governo do Estado e cobrar agilidade em relação à convocação destes trabalhadores.
"Com a crescente onda de homicídios, somada ao alto número de aposentadorias deferidas e a drástica redução do efetivo policial militar do estado, Pernambuco conta hoje com o menor efetivo dos últimos 10 anos. Por conta disso, resolvemos começar a protestar, só que de uma forma diferente, através de ações solidárias, seja doação de sangue no Hemope ou doação de alimentos nas comunidades", revelou Felipe Gonçalves, integrante do movimento.
Segundo Felipe, a doação realizada nesta terça-feira reuniu 150 pessoas divididas entre Recife, Caruaru e Petrolina. A ação coletiva pretende incentivar o restante da população pernambucana a tornar-se doadora mesmo neste período difícil.
Desde o início da pandemia, todos os bancos de sangue do Estado vêm reforçando as medidas sanitárias indicadas pelas autoridades, além dos critérios de distanciamento social e distribuição de álcool em gel e máscara. Em alguns lugares há até a opção de agendar a coleta.
Para realizar doações de sangue nas unidades do Hemope é necessário estar com boa saúde; ter entre 16 e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação); pesar acima de 50kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar em jejum e ter tido uma boa noite de sono. É necessário levar consigo documento com foto e estar usando máscara de proteção. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. As demais condições gerais para realizar a doação podem ser conferidas no site oficial do Hemope (www.hemope.pe.gov.br).
Caso o doador tenha sido infectado pelo coronavírus ele deve estar curado e sem apresentar sintomas há 30 dias. Pessoas que tiveram contato com casos positivados ou suspeitos da doença devem esperar, no mínimo, 14 dias.
Hemocentro Recife
Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças;
Call center para agendamento: 0800-0811535;
Atendimento: segunda a sábado, das 7h15 às 18h30;
Hemocentro Caruaru
Av. Oswaldo Cruz, S/Nº, Maurício de Nassau
Telefone: (81) 3719.9565
Hemocentro Garanhuns
Rua Gonçalves Maia, S/Nº, Heliópolis;
Telefone: (87) 3761.2910
Hemocentro Serra Talhada
Rua Joaquim Godoy, S/Nº, Centro;
Telefone/Fax: (87) 3831-9321
Hemocentro Petrolina
Rua Pacífico da Luz, S/Nº, Centro;
Telefone: (87) 3866.6601
Hemocentro Arcoverde
Av. Joaquim Nabuco, S/Nº, São Cristovão
Telefone: (87) 3821.8550
Hemocentro Salgueiro
Rua Joaquim Gondim, Nº 65, Santo Antônio
Telefone: (87) 3871.8569
Hemocentro Limoeiro
Rua Santa Terezinha, Nº 174, José Fernandes Salsa
Telefone/Fax: (81) 3628.8806