A Prefeitura de Olinda registrou um furto dos esquipamentos de circuito de iluminação pública, localizado na Avenida Olinda, na entrada da cidade, nesta sexta-feira (21). De acordo com a administração municipal, essa é a segunda vez, somente neste mês de agosto, que a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e a Celpe realizam a manutenção no local e em seguida parte do material é quebrada ou furtada.
>> Cruzeiro do século 18 é vandalizado no Alto da Sé, em Olinda
O primeiro registro feito foi entre os dias 11 e 12 de agosto de 2020, no circuito de alimentação da iluminação pública, na Avenida Olinda em frente ao Espaço Ciência, foi danificado. Após a visita técnica para identificar o ocorrido, foi observado que houve um furto dos esquipamentos (Transformador de Média tensão 13,8kva, chaves fusíveis de proteção, medidor de energia e todo cabeamento existente na estrutura), o que deixou a região sem iluminação.
"Em outras localidades nós havíamos registrado furtos de menor porte. Agora, na Avenida Olinda, o primeiro furto foi de um transformador, que é exclusivo para a alimentação de energia pública. Quem fez esse tipo de ação era uma pessoa que possuía os equipamentos específicos para manuseá-lo, pois ele tem uma chave exclusiva de proteção conectada a uma rede energizada 24 horas por dia", explica o diretor de Iluminação de Olinda, André Oliveira.
Após o fato ocorrido, a Diretoria de Iluminação Pública acionou a Celpe para restabelecer o fornecimento. Em uma nova avaliação técnica, ficou decidido que a modificação do local de instalação dos equipamentos seria uma alternativa de inibir uma nova investida, considerando que o novo local fica ao lado da guarita de vigilância da Escola de Aprendizes de Marinheiro. A equipe conseguiu realizar toda operação de instalação de poste, transformador e equipamentos necessários para reativar o sistema na quarta-feira (19). Porém, na sexta-feira, os equipamentos e acessórios da estrutura foram furtados novamente.
"Não esperávamos que ocorresse esse fato novamente. Passamos um relatório para a Guarda Municipal, que irá intensificar as rondas no local. A equipe de perda da Celpe, também estará monitorando a região. Eles vão criar um dispositivo para que, caso o furto ocorra novamente, esse equipamento possa ser rastreado", afirma o diretor de Iluminação. A energia na Avenida Olinda, entrada da cidade, ainda não está normalizada.
A previsão é de que nesta segunda-feira (24), uma equipe da Celpe esteja no local para repor os equipamentos furtados. "Nessa segunda ação, o transformador não foi levado. Levaram cabeamento e porta fusíveis", declara André Oliveira.