Após quase cinco meses fechados, desde março, os Centros Comunitários da Paz (Compaz) reabrem parcialmente nesta terça-feira (1º). As três unidades - Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Ariano Suassuna, em San Martín; e Miguel Arraes, na Avenida Caxangá - vão retomar parte dos serviços, como Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria da Mulher, Mediação de Conflitos e outros. Veja abaixo.
>> Prefeitura do Recife amplia serviço de desinfecção para unidades do Compaz
De acordo com a Prefeitura do Recife, os atendimentos que estão sendo reabertos são os que foram mais procurados neste período. Os demais serão retomados gradualmente. Veja quais serviços vão funcionar nesta fase de flexibilização:
Funcionamento de terça a sexta, das 8h às 16h.
Funcionamento na segunda, das 8h às 12h; e de terça a sexta, das 7h às 17h. Atendimento ao público de terça a sexta, das 8h às 16h.
Funciona de terça a sexta, das 8h às 16h.
As bibliotecas passam a operar com 30% da capacidade, e apenas jovens acima de 16 anos poderão frequentá-las, com prioridade para os que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar vestibular. Para marcar a volta, o artista gráfico Rafa Mattos confecciona um painel de boas-vindas nos três locais.
Para circular no espaço, será obrigatório o uso da máscara acoplada no nariz e na boca. Os Compaz vão oferecer álcool em gel aos usuários, além de disponibilizar os banheiros para higienização das mãos.
O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, reforçou que a retomada acontece em conformidade com os protocolos de saúde e segurança. "A volta também requer que a população tenha os cuidados necessários para que os equipamentos sejam um local de proteção para as comunidades atendidas", disse.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falou que a reabertura gradual do Compaz é possível neste momento em que o Recife registra há mais de 100 dias queda nos números de casos graves de covid-19, de óbitos, de atendimentos e ocupação dos leitos.
“Costuramos a reabertura das unidades do Compaz juntamente com a Secretaria de Segurança Urbana para que esses equipamentos sociais possam reabrir com toda segurança, ofertando serviços fundamentais à população e sendo também aliados no esforço de passar orientações sobre os novos protocolos de convivência com a covid-19 nesse momento em que a pandemia não acabou. Como o vírus continua circulando, o Compaz vai abrir com todo cuidado com a prevenção de novas infecções, como o uso da máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social", afirmou.