IMPACTOS DA PANDEMIA

Bloco 'Enquanto Isso na Sala de Justiça' cancela prévia de Carnaval por causa da covid-19

Para fundador do bloco, 'é impensável qualquer tipo de ação que cause aglomeração'

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 10/12/2020 às 20:17 | Atualizado em 10/12/2020 às 20:55
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Bloco completa 26 anos em 2021 - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

Mais um bloco carnavalesco foi impactado pelo crescimento dos números da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Desta vez, o tradicional Enquanto Isso na Sala de Justiça cancelou a prévia do Carnaval 2021, que aconteceria em janeiro. A decisão foi tomada pelos três organizadores da atração, que completará 26 anos.

De acordo com Edinho Moraes, fundador e organizador do bloco, "é impossível pensar em algum evento carnavalesco que não tenha aglomeração. Isso está fora de cogitação", disse.

Na última edição, ocorrida neste ano, cerca de 8 mil pessoas compareceram à prévia.

>> Pernambuco chega a dez dias seguidos com média de casos de covid-19 acima de mil; alta nesta quinta é de 62%

>> Governo de Pernambuco garante que está pronto para receber a vacina contra a covid-19

Acho que não faria sentido. Carnaval sem aglomeração, sem contato físico não existe. Não existe Carnaval com distanciamento social
Edinho Moraes - Fundador e organizador do bloco

O cancelamento também foi decidido como um homenagem ao jornalista Beto Rezende, que morreu em agosto passado, justamente por ter contraído o novo coronavírus. Ele era um dos fundadores do bloco. "Ele era uma pessoa muito importante para nós, um amigo. Não tem sentido algum a gente provocar algo sem ter uma cura ou uma vacina, em respeito a Beto Rezende e aos quase 180 mil mortos."

>> Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e revéillon em Pernambuco

Ainda segundo Edinho, não há uma decisão concreta da direção a respeito do desfile em outra época do ano. "O que a gente sabe é que não vai rolar festa agora em janeiro, como naturalmente a gente faria, e outras definições a gente vai conversando. Mas eu acho pouco provável, porque não temos nem certeza de uma vacina", completou.

O Enquanto Isso na Sala de Justiça é um bloco que surgiu nos da década de 1990. Naquela época, bingos bancavam as orquestras do bloco. Com o crescimento, surgiram as prévias, que são cada vez mais conhecidas por uma folia que agrega heróis e vilões.

Homem da Meia Noite também não vai desfilar

O tradicional Homem da Meia Noite, conhecido por abrir alas para a festa de momo na madrugada do Sábado de Zé Pereira, também não vai desfilar em 2021, por causa da pandemia da covid-19. Até o presente momento, as festas de Carnaval não foram proibidas pelo Governo de Pernambuco. No entanto, algumas prefeituras já cancelaram as festas.

“Em 2021, infelizmente, não teremos o nosso desfile oficial devido à pandemia e, acima de tudo, em respeito à vida. Preservar vidas é fundamental em um momento como esse. É uma decisão difícil, importante, mas acreditamos que é a melhor que poderíamos tomar”, disse o presidente da agremiação, Luiz Adolpho, em vídeo publicado nas redes sociais.

Citação

Acho que não faria sentido. Carnaval sem aglomeração, sem contato físico não existe. Não existe Carnaval com distanciamento social

Edinho Moraes - Fundador e organizador do bloco

Comentários

Últimas notícias