ESCASSEZ

Porto de Galinhas, no Grande Recife, sofre com falta de água há dias

Diversos pontos da cidade de Ipojuca são afetados por um racionamento não avisado à população

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/12/2020 às 11:55 | Atualizado em 28/12/2020 às 20:09
AGÊNCIA BRASIL/IMAGEM ILUSTRATIVA
Conta de água da Compesa vai aumentar a partir de 28 de abril - FOTO: AGÊNCIA BRASIL/IMAGEM ILUSTRATIVA

Atualizada às 19h59

Diversos pontos da cidade de Ipojuca, no Grande Recife, passam por falta de água desde sexta-feira (25), segundo relatos de moradores. O centro de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados em Pernambuco, principalmente no verão brasileiro, também é afetado.

"De três dias para cá, começou a faltar. Tem hora que chega, passa meia hora [com água] e vai embora de novo. Dizem que nos hotéis não falta, mas para os moradores está ruim. Moro em Porto de Galinhas e hoje de manhã, antes de sair de casa, tomei banho e ainda tinha, mas ontem à noite, às 19h, já não tinha mais", conta o balconista Claudemir Sales, 40 anos.

Os moradores da cidade que foram contatados pela reportagem afirmam não ter recebido nenhum aviso de racionamento nem de previsão da normalização. "Para a gente não foi passado nenhum aviso. Estamos mais afastados da rotatória, mais distante do centrinho de Porto. Aqui faltou no sábado, mas voltou ontem. Agora, não está normal em alguns pontos, em alguns locais próximos, ainda estão sem, mas a água está fraca", contou o farmacêutico Fernando Rodrigues, 35.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ipojuca frisou não ser responsável pelo abastecimento e confirmou a escassez. Informou, também, que a Secretaria de Infraestrutura da cidade entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) - responsável pelo abastecimento - no sábado, que disse que, por causa da estiagem, o reservatório de Suape não alcançou nível de água suficiente para abastecer Ipojuca, e que estavam tentando fazer um desvio de outro reservatório.

Com a palavra, a Compesa

Por meio de nota, a Compesa disse que o abastecimento em Porto de Galinhas foi afetado por causa de questões operacionais na unidade de captação de água no Rio Ipojuca, integrante do Sistema Suape. A companhia alegou ainda que os serviços de manutenção na área começaram no dia 25 e foram finalizados no dia 26, "estando atualmente o abastecimento normalizado".

Leia a íntegra

A Compesa esclarece que atende, no município de Ipojuca, as seguintes localidades: Sede, Nossa Senhora do Ó, Muro Alto, Porto de Galinhas, Salinas, Maracaípe, Rurópolis e Vila Califórnia. Portanto, as áreas citadas pela reportagem não são abastecidas pela Companhia. Entretanto, a Compesa explica que devido questões operacionais na unidade de captação de água no Rio Ipojuca, integrante do Sistema Suape, o abastecimento em Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas ficou comprometido. Os serviços de manutenção foram iniciados no dia 25 e finalizados no dia 26, estando atualmente, o abastecimento normalizado nessas áreas, que recebem água diariamente. Essa ocorrência não impactou o fornecimento de água da sede de Ipojuca, uma vez que a região é atendida por outro sistema de distribuição.

Comentários

Últimas notícias