Controle

TCE-PE lança canal para receber denúncias sobre irregularidades na vacinação contra a covid-19

Corte busca identificar desvios na aplicação das vacinas e possíveis desrespeitos à lista de prioridades de imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 02/02/2021 às 10:33 | Atualizado em 02/02/2021 às 11:40
Notícia
X

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, nesta terça-feira (2), que criou um canal para receber denúncias da população sobre irregularidades na vacinação contra a covid-19. As informações, segundo a corte, serão recebidas pela sua própria ouvidoria, analisadas e, caso as denúncias sejam confirmadas, os responsáveis serão punidos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PORTAL

Com a ajuda do cidadão, o TCE busca identificar desvios na aplicação das vacinas e possíveis desrespeitos à lista de prioridades de imunização. "Outra preocupação do TCE é promover a transparência das etapas de imunização no Estado por meio da disponibilização de informações à população sobre quantidade de vacinas, lotes, identificação das pessoas imunizadas, entre outros dados, para que os moradores possam acompanhar a evolução da vacinação em seus municípios", afirma o tribunal, através de nota.

Made with Flourish

A corte informa, ainda, que pretende expedir uma norma para disciplinar os procedimentos da vacinação, evitando assim que irregularidades sejam cometidas. Conforme informações repassadas pelo tribunal, o descumprimento dessas normas pode gerar a abertura de processos, julgamentos e responsabilização no TCE, " além de encaminhamento aos órgãos competentes para a responsabilização civil criminal".

>> Coronavírus impede que Festa de Iemanjá, em Salvador, seja tomada por tradicional multidão

>> Grávidas passam anticorpos contra covid para bebês, diz estudo

>> Em nova alta da covid-19, total de casos aumenta quase 50% no Recife

>> Covid-19: três pacientes transferidos do Amazonas recebem alta de hospital de referência em Boa Viagem, no Recife

Made with Flourish

MPPE

Na última segunda-feira (1º), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que prefeitos e secretários de Saúde do Recife, Itambé, Arcoverde, São Caetano, Terra Nova, Belém do São Francisco, Betânia, Custódia, Flores, Floresta, Mirandiba, Petrolândia, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo apresentem dados sobre os planos de vacinação contra a covid-19 em um site próprio para isso ou em uma aba específica das páginas das respectivas prefeituras na internet.

"Conforme as recomendações, as informações que constarem nesses endereços devem ser claras e objetivas e conter todos os dados referentes ao Plano Nacional de Imunização, conforme previsto no artigo 14 da Medida Provisória 1026/2021. O portal também deverá conter informações relativas ao nome e grupo prioritário a que pertencem as pessoas já vacinadas, data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina", diz o comunicado do MPPE.

Ainda de acordo com o órgão, as prefeituras devem permitir o acesso da população, da imprensa e dos órgãos de controle à informação, em tempo real. Para isso, tais dados devem ser atualizados diariamente.

Tags

Autor