FERIADO

Prefeitura de Bezerros mantém ponto facultativo na cidade durante o Carnaval

Os municípios do Estado têm a liberdade de escolher entre suspender ou não o ponto facultativo durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/02/2021 às 15:01 | Atualizado em 03/02/2021 às 15:35
Notícia
X

A Prefeitura Municipal de Bezerros, no Agreste do Estado, optou por manter o ponto facultativo durante a segunda e terça-feira de Carnaval, dias 15 e 16 de fevereiro. De acordo com o município, apesar do cancelamento das festividades carnavalescas, a cidade manterá o feriado como parte da tradição cultural e afetiva da população.

>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

>> Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco

>> Municípios pernambucanos poderão decidir entre manter ou não o ponto facultativo no período de Carnaval 2021

A prefeitura informou que as atividades deverão voltar ao normal na Quarta-feira de Cinzas, dia 16 de fevereiro. A gestão municipal destaca que "vem acompanhando diariamente os dados relativos a covid-19 e adotando todas as medidas sanitárias necessárias para evitar o contágio e a propagação do vírus".

A manutenção do ponto facultativo na cidade vai na contramão da decisão estadual de suspender oficialmente o ponto facultativo de Carnaval 2021. Mas, de acordo com o Governo do Estado, as cidades tem autonomia para escolher acompanhar ou não o posicionamento estadual.

Em Pernambuco, a suspensão do ponto facultativo foi justificada pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, durante uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (28). Ele informou que a decisão foi tomada por meio do comitê de enfrentamento à covid-19 com o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da doença.

Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado antes mesmo da pandemia, tendo em vista que a gestão estadual decretava ponto facultativo na segunda e terça do reinado de Momo. "Os feriados são previstos em lei. E o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia. Por isso, cada Estado pode deliberar da sua maneira. Pernambuco é o 15º Estado a suspender o ponto facultativo desses dois dias (segunda e terça-feira gorda)", explicou, na ocasião.

A decisão também poderá ser tomada de forma individual pela iniciativa privada, escolhendo se vai funcionar ou não no período. Antes da pandemia, as empresas costumavam optar por seguir o serviço público, dando folga aos seus funcionários durante a segunda e terça-feira de Carnaval.

Tags

Autor