FOLIA CANCELADA

Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco

Assim como as empresas, os municípios pernambucanos têm a liberdade de escolher entre suspender ou não o ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/02/2021 às 11:06 | Atualizado em 11/02/2021 às 18:57
Notícia
X

Matéria atualizada às 19h do dia 11/02

Após o Governo de Pernambuco suspender oficialmente o ponto facultativo de Carnaval 2021, confirmando o funcionamento normal das repartições estaduais durante a segunda (15) e terça-feira (16) de Momo, os municípios do Estado estão divulgando, gradativamente, suas decisões, já que cada cidade tem a liberdade de escolher acompanhar ou não o posicionamento estadual

>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anunciou a decisão de âmbito estadual em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (28), quando informou que o Governo do Estado, por meio do comitê de enfrentamento à covid-19, tomou este posicionamento com o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da covid-19 neste momento em que Pernambuco sofre com a alta no contágio. 

>> Sem vacina, após o Carnaval podemos não ter feriado da Semana Santa, São João e 7 de setembro

>> Secretário de Turismo de Pernambuco reforça que o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia

Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado antes mesmo da pandemia, tendo em vista que a gestão estadual decretava ponto facultativo na segunda e terça do reinado de Momo. "Os feriados são previstos em lei. E o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia. Por isso, cada Estado pode deliberar da sua maneira. Pernambuco é o 15º Estado a suspender o ponto facultativo desses dois dias (segunda e terça-feira gorda)", explicou, na ocasião.

A iniciativa privada, por sua vez, pode escolher se vai funcionar ou não no período. Antes da pandemia, as empresas geralmente optavam por seguir o serviço público, dando folga aos seus funcionários por conta da movimentação em prol da festa, que alterava todo o funcionamento das cidades. Agora, por conta da suspensão do Carnaval, o cenário deve ser outro.

>> Hospedagem, indústria, comércio, bares e restaurantes. Veja como esses setores reagiram ao cancelamento do ponto facultativo do Carnaval

Assim como as empresas, os municípios pernambucanos também têm a liberdade de escolher entre suspender ou não o ponto facultativo. Veja as cidades que já divulgaram decisão até o momento: 

>> Municípios pernambucanos poderão decidir entre manter ou não o ponto facultativo no período de Carnaval 2021

Olinda

A Prefeitura de Olinda informou que seguirá o Governo do Estado e manterá o funcionamento das repartições públicas da rede municipal no período que seria reservado ao Carnaval.

Recife

O prefeito João Campos afirmou nesta terça-feira (9) que não concederá ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval, dias 15 e 16 de fevereiro. "Em 2021 não teremos Carnaval. Não teremos ponto facultativo ou feriado", disse o gestor municipal ao anunciar a decisão por meio das redes sociais. 

Petrolina

A Prefeitura de Petrolina anunciou nesta terça-feira (2) que não haverá pontos facultativos para os órgãos municipais durante o período carnavalesco. A decisão segue as orientações para tentar evitar aglomeração durante o Carnaval,foi publicada no Diário Oficial do Município e revoga o decreto publicado anteriormente com pontos facultativos na segunda-feira (15), terça-feira (16) e na quarta-feira (17).

Jaboatão dos Guararapes

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura do município de Jaboatão dos Guararapes anunciou a suspensão do ponto facultativo no dia 16 de fevereiro, que seria a terça-feira de Carnaval. Assim, os órgãos municipais funcionarão normalmente também na segunda-feira (15).
De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o momento exige o compromisso da gestão com a população nos cuidados e prevenção contra a pandemia da covid-19. 

>> Sem Carnaval, policiais são escalados para operações contra homicídios em Pernambuco

Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste, publicou decreto no Diário Oficial do Município nessa segunda-feira (1º), cancelando o ponto facultativo no período de Carnaval 2021. Desta forma, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro o expediente no serviço público municipal será normal. Em comunicado, a gestão municipal reforçou ainda "a necessidade da população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações" durante o período. 

Sirinhaém

Por determinação de Decreto Municipal (007/2021), publicado em 8 de fevereiro, a Prefeitura de Sirinhaém, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, suspendeu o ponto facultativo para todos os servidores públicos do município. Determinação é válida para os dias de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas.

"A medida se fez necessária para evitar aglomerações, sendo parte da estratégia de contenção do aumento de casos da covid-19 no município", informou em nota.

Rio Formoso

O município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, suspendeu o ponto facultativo de Carnaval nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O Decreto (003/2021) foi publicado na última terça-feira (9) e será válido para todos os servidores públicos municipais.

Nas redes sociais, a Prefeitura destacou que "todas as medidas de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, serão adotadas".

Garanhuns

Também no Agreste, Garanhuns optou por seguir o posicionamento do governo estadual, suspendendo o ponto facultativo na cidade. Além das repartições municipais e estaduais, o comércio da cidade também funcionará normalmente, de acordo com decisão tomada após reuniões com representantes do setor. 

>> Vai cancelar viagem após Pernambuco ter determinado expediente normal no Carnaval? Veja dicas do Procon

>> Recife terá festival gastronômico durante os dias de cancelamento do Carnaval

Nazaré da Mata

Nazaré da Mata, na Mata Norte, afirmou que vai seguir a determinação do Governo de Pernambuco e irá abrir repartições públicas e comércio na segunda e terça de Carnaval.

Vitória de Santo Antão

O carnaval 2021 em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, foi suspenso oficialmente nesta quarta-feira (3). A medida foi assinada pelo prefeito Paulo Roberto (MDB) no decreto 007/2021, considerando o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Assim, haverá expediente normal nas repartições públicas nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo também suspendeu o ponto facultativo do Carnaval de 2021 no município. O anúncio foi publicado nesta sexta-feira (05) no Diário Oficial, através do Decreto Nº 2.004, que cancela este ano o feriado para servidores públicos municipais durante os dias de 15, 16 e 17 de fevereiro referentes ao Carnaval e Quarta-feira de Cinzas.

Bezerros

Já Bezerros, no Agreste, optou por manter o ponto facultativo nos dois dias. De acordo com o município, apesar do cancelamento das festividades carnavalescas em Pernambuco este ano, a cidade manterá o feriado como parte da tradição cultural e afetiva da população.

>> Secretário de Turismo de Pernambuco reforça que o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia

Ainda em discussão

A maior representante do Carnaval pernambucano, Recife, ainda está deliberando sobre o assunto. A capital do Estado está em tratativa com a classe artística a respeito da decisão, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife.

 

Além disso, algumas cidades menores com tradição nas festas carnavalescas, como Pesqueira, no Agreste e Triunfo, no Sertão, também estão ponderando sobre o assunto e informaram que irão divulgar decisão nos próximos dias, através das assessorias de comunicação.


Tags

Autor