FISCALIZAÇÃO

Com Carnaval 2021 cancelado, Procon Pernambuco encerra festa clandestina, interdita e notifica bares e restaurantes

Mais de 20 estabelecimentos foram vistoriado pelo órgão durante o fim de semana que seria de Carnaval

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 15/02/2021 às 11:22 | Atualizado em 15/02/2021 às 11:39
Notícia
X

Com o Carnaval 2021 cancelado e com a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas, o Procon Pernambuco intensificou as fiscalizações durante o fim de semana e visitou diversos locais para verificar o cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado para tentar frear os números da pandemia de covid-19.

Ao todo, foram fiscalizados 24 estabelecimentos no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda, onde o comércio não pôde funcionar até as 6h desta segunda-feira (15), além de bares e restaurantes da Orla de Olinda, no bairro do Janga, em Paulista, nas praias durante o dia e no Centro de Camaragibe.

Na sexta-feira, os restaurantes Espigão e Estrela do Mar, em Olinda, foram interditados pelo Corpo de Bombeiros por falta de documentação. No sábado, o The Match, em Boa Viagem, foi notificado para se adequar aos protocolos. Faltava distanciamento entre as mesas e o som, que era para ser ambiente, estava muito alto. A adequação aconteceu ainda durante a fiscalização.

Desde o começo da pandemia, em março de 2020, o Procon estadual já fiscalizou 457 bares e restaurantes e interditou 31. O balanço foi divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta segunda.

Além dos fiscais do Procon, membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ronda Operacional participaram da ação. Agentes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e da Secretaria de Planejamento de Camaragibe também integraram a operação.

“Estamos gratos a todos os pernambucanos pelo que vimos nesses últimos dias. Alguns tentaram burlar os protocolos do Governo do Estado, mas a grande maioria da população colaborou conosco e se manteve em casa, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmando que as fiscalizações continuarão pelos próximos dias.

Marina interditada

Na noite desse domingo (14), a Acqua Marine, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, foi interditada. No local, acontecia uma festa clandestina, com banda tocando ao vivo, aglomeração e pessoas circulando sem máscara. O órgão estadual chegou até o estabelecimento após receber denúncias.

A Marina seguirá interditada até apresentar defesa e pagar a multa estipulada pelo Procon Pernambuco. Durante a fiscalização, ninguém se apresentou como responsável pela festa

Denúncias

Para denunciar estabelecimentos que estejam fora das normas de segurança, tanto durante este período de Carnaval, quanto no restante do ano, basta entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor através do Instagram (@proconpe), do WhatsApp (81) 3181.7000 ou do número 0800.282.1512, das 8h às 17h. 

Tags

Autor