MEIO AMBIENTE

Esgoto lançado de forma irregular na praia de Conceição, em Paulista, incomoda frequentadores do local

Uma equipe de fiscalização da CPRH constatou a existência de um canal que passa por baixo de um condomínio do local, trazendo esgoto de outras regiões do município

Danielle Santana
Danielle Santana
Publicado em 23/02/2021 às 13:39
Notícia
Alex Oliveira/JC Imagem
De acordo com comerciantes, a situação persiste há 20 anos - FOTO: Alex Oliveira/JC Imagem
Leitura:

Com informações do repórter Matheus Rocha, da TV Jornal

Comerciantes e pescadores que trabalham na praia de Conceição, no município de Paulista, no Grande Recife, estão sofrendo com o mau cheiro no local causado pelo esgoto que é despejado de forma irregular na areia da praia. De acordo com uma das trabalhadoras da área, a situação que persiste há pelo menos 20 anos, é causada por um canal que passa por um condomínio do local. 

O cozinheiro Antônio Joaquim, que trabalha na área, comenta o caso. "É um mau cheiro muito grande. Quando o bar está lotado, ele abre [o esgoto], os clientes sentem o cheiro e até saem do mar e vão embora. O mau cheiro vem com fezes, com tudo", desabafa.

O pescador Daniel Santana, que tira o sustento da praia, também reclama da situação. "Esse esgoto aqui prejudica muito a gente. Principalmente com a questão dos peixes aqui, que são afastados por causa da poluição. Dava sardinha constantemente, mas agora com esse esgoto ela vai sumindo", afirmou.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve no local para verificar a situação. Um condomínio situado na orla marítima do município de Paulista foi intimado a fornecer os manifestos de limpeza das fossas que fazem o tratamento dos efluentes produzidos pelo condomínio. De acordo com a CPRH, a medida tem o objetivo de identificar e solucionar o problema de lançamento de água suja na areia da praia da Conceição.

O diretor de controle da CPRH, Eduardo Euvino, informou que, apesar do canal passar pelo condomínio, o esgoto lançado na praia não vem do local. "Existe um canal que faz a coleta de toda a região, com ligações clandestinas, e o esgoto é trazido para esse ponto. Ele fica adormecido dentro da área do canal e quando há chuvas ele acaba saindo e trazendo esse material todo que caí aqui na praia", explica.

De acordo com o diretor, não é possível apontar o responsável pela situação. "Não temos como dizer que é o município culpado ou o Governo de Pernambuco. Mas eles precisam agir para resolver o problema de esgoto", comentou Eduardo. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Paulista informou que lavrou um termo de notificação solicitando os projetos de um condomínio, assim como as exigências de funcionamento de acordo com a legislação vigente em um prazo de dois dias. 

Confira imagens do local:

Alex Oliveira/JC Imagem
Esgoto é lançado diretamente na Praia da Conceição - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
Mau cheiro no local incomoda comerciantes e banhistas - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
A prefeitura de Paulista intimou o município a explicar o despejo da água suja - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
De acordo com comerciantes, a situação persiste há 20 anos - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
Mau cheiro impossibilita a permanência de banhistas na área - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
A CPRH constatou a presença de um canal no local, responsável pelo despejo da água suja - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
Praia de Conceição, no município de Paulista, sofre com despejo de esgoto na área - Alex Oliveira/JC Imagem
Alex Oliveira/JC Imagem
Esgoto corre direto para o mar em diversos pontos da praia - Alex Oliveira/JC Imagem


Comentários

Últimas notícias