ORLA

Barraqueiros tentam contornar estragos causados por vazamento de esgoto na praia de Porto de Galinhas, no Grande Recife

Na segunda-feira, um vazamento na entrada da cidade, na altura do antigo posto de saúde do município, revoltou quem passava pela praia

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 16/02/2021 às 11:15 | Atualizado em 16/02/2021 às 11:48
Notícia
X

Depois de registrar vazamento de esgoto que chocou turistas nessa segunda-feira (15), a situação na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, amanheceu mais tranquila, sem o escorrimento. De acordo com a prefeitura, uma ação de desobstrução dos canais de drenagem de água foi realizada. Moradores e trabalhadores da região, no entanto, denunciam que a gestão municipal não age em prol de resolver o problema, mas apenas de minimizá-lo.

>> Vazamento de esgoto afasta turistas da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife

>> Após madrugada de chuvas, água invade casas epopulação sofre comalagamentos no Grande Recife

>> Quase metade dos brasileiros não tem rede de esgoto; acesso à água pouco avança

"Hoje aqui está sem escorrer água, mas a cratera está profunda. A prefeitura não faz nada, sempre falam as mesmas coisas [sobre a desobstrução dos canais], mas se chover cinco minutos volta a entupir e a escorrer o esgoto. Estou aqui há 27 anos e nada mudou, é sempre a mesma coisa. Eles não têm nem a capacidade de passar uma pá mecânica para deixar a área plana e cobrir o bueiro", revelou um barraqueiro que preferiu não se identificar. 

Ainda segundo ele, nenhum representante da prefeitura visitou o local nesta terça-feira, para verificar a situação novamente. "Infelizmente é um descaso com nossa maravilhosa Porto de Galinhas", completou. 

>> Embarcação com 1,5 tonelada de cocaína interceptada pela Marinha e pela PF chega ao Porto do Recife

>> Apartamento é invadido e vários pertences são furtados em Boa Viagem, Zona Sul do Recife

Na segunda-feira, um vazamento na entrada da cidade, na altura do antigo posto de saúde do município, revoltou quem passava pela praia. A turista Vitória Barros, que veio passar alguns dias no litoral pernambucano, registrou o ocorrido em vídeo. Veja: 

Na filmagem, é possível observar que o esgoto vai direto para o mar. "Vi essa cena indignada, essa praia é conhecida internacionalmente e é um tesouro da gente. A praia não estava muito cheia, mas tinha bastante gente. Eu vim para passar o feriado de Carnaval com a minha família e todos os dias estamos indo nessa parte da praia, mas depois do que vi não tive coragem de entrar no mar".

A turista revelou ainda que a força com que o esgoto foi derramado assustou quem passou pelo local. "Os barraqueiros já tinham colocado as cadeiras quando começou a vazar. A força era tanta que se tivesse alguém na frente seria arrastado para o mar. Quando eu saí de lá, ainda estava vazando", contou.

>> Mesmo sem chuva, alagamentos castigam população em Camaragibe; veja as imagens

>> Procon flagra festa clandestina e interdita Marina no Grande Recife

A cena, apesar de chocar turistas que chegam ao local, é bastante comum em dias de chuva, segundo barraqueiros que trabalham na faixa de areia e costumam ser atingidos pelos vazamentos.  "Eles [os turistas] reclamam com a gente e vão para o outro lado. Porque, quando acontece, o esgoto vai direto para o mar, eles não conseguem ficar nessa parte da praia e nós ficamos sem ter como trabalhar", comentou outro barraqueiro, que também preferiu não ser identificado. 

Para tentar abafar o mau cheiro gerado pelo escorrimento do esgoto que ocorreu na segunda, trabalhadores tiveram que cobrir com areia o caminho pelo qual o líquido passou. Uma forma encontrada por eles para amenizar a má aparência e odor do local, facilitando a chegada de turistas. Segundo eles, a gestão municipal, por sua vez, não tomou providências neste sentido. 

>> Moradores da Zona Oeste do Recife enfrentam aumento de assaltos na região

>> Mesmo sem Carnaval oficial, fiscalização da Lei Seca é reforçada em Pernambuco

Veja vídeo gravado nesta manhã: 

Resposta da Prefeitura

Ainda na segunda-feira, a Prefeitura de Ipojuca enviou nota dizendo que o problema ocorreu por causa do volume de chuva associado à falta de saneamento básico na praia de Porto de Galinhas, processo que, segundo a atual gestão, se encontra judicializado desde a gestão anterior.

Leia a íntegra da nota

A Prefeitura do Ipojuca informa que, por causa do volume de chuva caído nas últimas 6 horas (74,94mm), associado à falta de saneamento básico na praia de Porto de Galinhas (processo que se encontra judicializado desde a gestão do ex-prefeito Carlos Santana), provocou um extravasamento das manilhas de escoamento pluvial. A gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou a desobstrução do lixo lançado nas ruas que entopem as galerias e a drenagem das canaletas para evitar novos rompimentos caso a chuva no município permaneça.

Já nesta terça-feira, a reportagem do JC entrou em contato novamente com a gestão do município e aguarda novas respostas. A matéria será atualizada assim que novas informações chegarem. 

Tags

Autor