Mulheres que fazem a diferença

Conheça Lílian Fonsêca, a voz feminina do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal

Primeira mulher a integrar o time esportivo da emissora, jornalista vem lutando contra preconceitos há 10 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/03/2021 às 8:53 | Atualizado em 16/03/2021 às 8:57
Notícia
X

Não é preciso voltar muito no tempo para lembrar que a presença feminina em ambientes esportivos era quase nula. Afinal, tem gente que acha que mulheres não sabem e nem entendem de futebol. A trajetória profissional da jornalista Lílian Fonseca, 38 anos, prova o contrário. Fascinada por esportes, a repórter da Rádio e TV Jornal vem desconstruindo esse padrão há mais de 10 anos, quando aceitou o desafio de fazer coberturas e comentários de competições.

“Sempre fui muito apaixonada por eventos esportivos, mas trabalhar em ambientes que são dominados por homens é realmente um desafio. Acho que já passamos por dificuldades maiores no início, pois agora estamos tendo mais espaço. No entanto, é sempre muito difícil, porque são lugares com muitos preconceitos, machismo e desrespeito. Mas a gente tem que encarar, porque a mulher tem competência para ocupar o espaço que ela quiser”, defende Lílian.

Leia também:

>> Mirtes Ramos é destaque na Educação Infantil por inovar em sala de aula

>> Protagonismo que faz a diferença: designer de moda Mércia Moura mudou a própria vida e a de mais de 300 mulheres

>> Determinação que faz a diferença: conheça a trajetória da empreendedora Eliane Melo

Natural de Sergipe, a jornalista passou a atuar no Recife em coberturas de jogos da Copa do Nordeste, a convite de um canal fechado de TV. Ela acumula na bagagem passagens por grandes veículos de comunicação da sua cidade natal. Hoje, integra o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, representando e dando voz à classe feminina na emissora.

Luisi Marques/JC Imagem
Lilian é a primeira voz feminina do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, representando todas as mulheres na emissora - Luisi Marques/JC Imagem

"Que honra trabalhar no Escrete de Ouro, que é uma equipe referência no país inteiro quando o assunto é futebol. Sempre sonhei com isso, mas, para mim, era algo muito distante. Hoje sinto orgulho em fazer parte do Escrete, trabalhando com grandes nomes do jornalismo e grandes figuras do futebol. É um sonho realizado, porque a gente está aqui para conquistarmos não só nossos sonhos, mas também o mundo”, pontua.

Leia também:

>> Carol Patrícia é exemplo e guia de transformação em Brasília Teimosa

>> Conheça Izabela Barbosa, a primeira mulher âncora do TV Jornal Notícias, em Caruaru

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a história de Lílian Fonseca:

Tags

Autor