restrição

Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, restringe acesso à ilha durante quarentena mais rígida

Decreto feito pela prefeitura do município será válido até o dia 28 de março, mesmo período da quarentena mais rígida em todo o estado de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/03/2021 às 15:37 | Atualizado em 17/03/2021 às 15:46
Notícia
X

Não é só o governo de Pernambuco que irá adotar regras mais rígidas a partir desta quinta-feira (18) para tentar conter o avanço da covid-19 entre a população. No mesmo dia, um decreto feito pela prefeitura da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, irá proibir a entrada de pessoas, que não seja residente do local, no município.

Para que o decreto seja cumprido, a cidade irá montar uma barreira sanitária, após a Ponte Getúlio Vargas, onde será necessário que as pessoas comprovem que são residentes da Ilha. A restrição de visitação é válida até o dia 28 de março.

"Vamos cumprir a risca toda proibição vigente. Estaremos aqui como Secretaria de Segurança e Secretaria de Saúde para orientar e educar todo condutor de veículo, além de proibir a visitação na Ilha de Itamaracá. Só entram os carros que estiverem adesivados, com livre acesso de moradores da ilha e proprietário das casas. Os demais irão voltar da barreira", disse o secretário de Segurança cidadã do município, Célio Oliveira, por meio de uma publicação no Instagram.

 

Covid-19 em Itamaracá

Até essa terça-feira (16), a Ilha de Itamaracá tinha 507 pessoas que testaram positivo para a covid-19 no município. Desse número, 17 não resistiram às complicações da doença. A cidade também contabilizava 704 casos sob investigação e 469 recuperados. 

Quarentena rígida em Pernambuco

Na terça-feira (16), o Governo de Pernambuco publicou o decreto que oficializa a quarentena mais rígida no Estado para tentar conter o avanço da pandemia de covid-19. As restrições mais severas foram anunciadas nessa segunda-feira (15) pelo governador Paulo Câmara (PSB) após Pernambuco assistir ao crescimento de casos e mortes pela doença, além da alta na taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Com as novas regras oficializadas, a partir da quinta-feira (18), o Estado entra em quarentena, ficando proibido o funcionamento de atividades sociais e econômicas não essenciais em todos os horários, durante toda a semana. Desta forma, estarão fechados o comércio não essencial, bares e restaurantes, praias e parques, escolas, entre outros. O objetivo é conter o aumento de casos e não colapsar o sistema de saúde. As UTIs da rede pública, por exemplo, têm uma ocupação superior a 90%, mesmo com a abertura de novos leitos nos últimos dias. O decreto valerá até o dia 28 de março.

No período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

"Estamos em um novo pico da crise e de ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo", destacou o governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento, nesta segunda-feira (15).

Permanecerão funcionando os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshops; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

"Vamos fazer desses 11 dias o nosso momento de virada. Será difícil para o Estado inteiro, mas precisa ser o nosso movimento realmente coletivo, em que estaremos juntos e conscientes para vencer o vírus e trazer de volta paz, tranquilidade, esperança e ainda mais trabalho pelo futuro da nossa gente", completou Paulo Câmara.

Confira a íntegra do decreto

Decreto determina quarentena em Pernambuco pode onze dias de Jornal do Commercio

 

Endurecimento das restrições

As novas regras endurecem ainda mais as restrições impostas pelo governo do Estado para tentar conter os números da pandemia em Pernambuco. Desde o dia 3 de março, estão em vigor medidas que não permitem o funcionamento de atividades sociais e econômicas não essenciais e fecham praias e parques do Estado nos fins de semana e, de segunda a sexta, entre 20h e 5h.

O endurecimento das restrições ocorre após mais 921 pessoas terem sido contaminadas pela covid-19 em Pernambuco e 28 morrerem, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde desta segunda (15). No total, desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Estado contabiliza 318.449 casos confirmados da doença (33.554 graves e 283.974 leves) e 11.411 óbitos.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com covid-19, nas unidades da rede pública, continua em 95%. Na rede privada o índice é de 87%. Nos leitos de enfermaria a rede pública está com ocupação de 82%, enquanto os hospitais particulares registram 65% desses leitos com doentes. No total, juntando as duas redes, há 2.978 leitos para quem está com o novo coronavírus, sendo 1.636 de UTI e 1.342 de enfermaria.

Somente na última semana, conforme a Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram abertos 180 novas vagas de terapia intensiva. Os novos leitos estão localizados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru (Agreste), Arcoverde (Setão), Ouricuri (Sertão) e Araripina (Sertão. Na Bahia, o governo de Pernambuco contratou 10 vagas no Hospital Promatre, localizado em Juazeiro.

Tags

Autor