QUARENTENA

Fiscalização nas praias e no comércio de Olinda encontra muita gente sem máscara neste domingo

Fiscais da Prefeitura de Olinda e da Polícia Militar têm orientado a população para o uso correto do equipamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 28/03/2021 às 10:30 | Atualizado em 28/03/2021 às 12:27
Notícia
X

Com informações da repórter Cinthia Ferreira

A manhã de domingo foi marcada por intensa fiscalização nas praias e feiras livres de Olinda. Este é o último final de semana de restrições mais rígidas, de acordo com o decreto do governo de Pernambuco. Logo cedo, policiais militares percorreram os 9 km da orla de Olinda, onde o calçadão está interditado para a prática de atividades esportivas. Mesmo assim, os policiais encontraram muitas pessoas se exercitando. Algumas, até mesmo, sem fazer uso da máscara.


Na praia de Bairro Novo, o coordenador da fiscalização, Major Carlos Barbosa, reforçou que as praias continuam fechadas neste final de semana. “A gente tem orientado à toda população quanto a proibição do uso do calçadão para caminhadas, esportes, e nada que cause aglomeração. Quanto ao uso de máscara orientamos que é necessário o uso. A população tem sido bastante solícita, até agora não tivemos nenhum problema de recusa ao uso da máscara”. A PM está realizando fiscalizações com policiais circulando a pé e em viaturas, abordando quem estiver desrespeitando as normas.

DISTRIBUIÇÃO

Na feira do bairro de Peixinhos, fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria do meio Ambiente e Controle Urbano e da Guarda Municipal de Olinda encontraram várias pessoas sem utilizar a máscara. Coronel Pereira Neto, secretário de Segurança Cidadã de Olinda esclareceu que o uso da máscara é obrigatório.

“Nós temos encontrado diversas pessoas que possuem a máscara, mas não utilizam ela no rosto. Então estamos conscientizando essas pessoas para que faça o uso correto e também estamos distribuindo máscaras para quem não possui”. Coronel Pereira Neto afirma que todas as abordagens feitas até agora foram educativas e não têm encontrado resistência por parte da população. Ontem (27) foram distribuídas 470 máscaras com a população de Olinda. Neste domingo, mais 300 serão distribuídas.

BOA VIAGEM

Já na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, havia pouca movimentação no calçadão. Poucas pessoas insistiam em caminhar ou praticar esportes na orla. A movimentação maior foi observada na ciclovia, cujo funcionamento está permitido durante a quarentena. Quem insistia em caminhar pela orla era orientado por policiais militares e guardas municipais do Recife.

A quarentena foi decretada pelo governo do Estado no dia 18 de março e, incialmente, seguiria até o dia 28. Na última sexta-feira o governo decidiu estender as restrições da quarentena até o dia 31 deste mês. na próxima quinta-feira, 1 de abril, começa a ser colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia, com menos restrições. 

Tags

Autor