A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou, nesta sexta-feira (5), a lista completa dos 1.703 municípios do Brasil que vão integrar o consórcio público para a compra direta de vacinas contra a covid-19 de laboratórios. Em Pernambuco, dos 184 municípios, 86 oficializaram a entrada no consórcio.
Dessa forma, após a aquisição dos imunizantes, as cidades não dependerão do repasse feito pelo Ministério da Saúde. Além de vacinas, os gestores pretendem adquirir equipamentos, medicamentos e insumos para ajudar no enfrentamento à pandemia.
A articulação acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a covid-19 no último dia 23 de fevereiro, caso a União não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização. Antes disso, a aquisição das vacinas só poderia ser feita sob a coordenação do governo federal.
A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.