Consórcio para compra de vacinas conta com 1.703 municípios, 86 de Pernambuco; veja lista completa

Dessa forma, as cidades não dependem do repasse feito pelo Ministério da Saúde
Katarina Moraes Mirella Araújo Renata Monteiro
Katarina Moraes
Mirella Araújo
Renata Monteiro
Publicado em 05/03/2021 às 12:16
artes jc
mapas Foto: artes jc


A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou, nesta sexta-feira (5), a lista completa dos 1.703 municípios do Brasil que vão integrar o consórcio público para a compra direta de vacinas contra a covid-19 de laboratórios. Em Pernambuco, dos 184 municípios, 86 oficializaram a entrada no consórcio.

Dessa forma, após a aquisição dos imunizantes, as cidades não dependerão do repasse feito pelo Ministério da Saúde. Além de vacinas, os gestores pretendem adquirir equipamentos, medicamentos e insumos para ajudar no enfrentamento à pandemia.

A articulação acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a covid-19 no último dia 23 de fevereiro, caso a União não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização. Antes disso, a aquisição das vacinas só poderia ser feita sob a coordenação do governo federal.

A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

Confira a lista de Pernambuco

Confira a lista completa do Brasil

TAGS
Coronavírus Covid19 pernambuco vacina
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory