OPERAÇÃO

Quarentena mais rígida em Pernambuco teve 289 pessoas conduzidas à delegacia por descumprir regras

Foram fiscalizados 83.649 estabelecimentos em todo o Estado, e 338 foram interditados

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 02/04/2021 às 8:55 | Atualizado em 02/04/2021 às 8:57
Notícia
X

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), divulgou o balanço das ações realizadas durante os 14 dias da Operação Quarentena. De acordo com o órgão, as forças de segurança pública fiscalizaram 83.649 estabelecimentos em todo o Estado - desse total, 338 tiveram que ser interditados por descumprir as determinações do Decreto Estadual N° 50.433. Durante esse período, de 18 de março a 31 de março, 289 pessoas foram conduzidas a uma Delegacia de Polícia Civil, por infração sanitária ao se recusarem a cumprir as regras da quarentena.

"Trabalhamos com todo o empenho para, com a redução da circulação, aliviar a pressão da pandemia sobre o sistema de saúde. Um esforço que precisou decisivamente da colaboração da sociedade. Agora, com a Operação Convivência, mais uma vez esperamos unir forças com a população para continuar ajudando a frear a propagação do novo coronavírus", afirmou o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua.

>>Com quase 3 mil confirmações, Pernambuco tem maior número de novos casos da covid-19 em 24h desde o início da pandemia

>> Tudo que você precisa saber sobre a flexibilização das medidas restritivas em Pernambuco

O Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) registrou durante esse período, 1.961 denúncias de descumprimento da quarentena - uma média de cerca de 140 denúncias por dia. As queixas recebidas pelo telefone 190 referiam-se, em sua maioria, a casos de aglomerações (48,6% do total de chamados atendidos). Em segundo lugar, apareceram os bares que funcionavam a despeito da proibição determinada por decreto, que representaram 21,32% das denúncias nas quais houve intervenção policial.

Apesar da intensificação do efetivo para conter a circulação de pessoas, a SDS afirmou que a taxa de isolamento social em todo o território estadual chegou a uma média de 43,64%. Das 289 pessoas conduzidas às Delegacias de Polícia Civil, que foram autuadas por infração de medida sanitária, delito previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, a maior parte dos infratores estavam localizados no Sertão do Estado. Na região, 204 pessoas desrespeitaram as normas de distanciamento social e uso de máscara para conter a pandemia de covid-19.

“Os números de produtividade mostram que a operação foi muito positiva. Nós conseguimos atuar em todas as regiões do Estado. Saímos desse período mais intenso de fiscalizações com uma boa perspectiva para iniciar a Operação de Convivência. É importantíssimo a realização das fiscalizações dos órgãos de segurança com a parceria da população para avançarmos do ponto de vista da saúde pública”, declarou o secretário executivo Humberto Freire.

Tags

Autor