Saiba onde faltou água da Compesa em Pernambuco por conta de problemas com as fortes chuvas
Precipitações afetaram os sistemas de distribuição da companhia, impedindo a manutenção do abastecimento
A chuva forte que caiu em Pernambuco entre a quinta-feira (13) e esta sexta-feira (14) impactou o fornecimento de água potável em municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), interrupções momentâneas e até mesmo paralisação do fornecimento precisaram ser feitas em funções de danificações nas redes de abastecimento e também risco de vazamentos em áreas de encostas.
- 'Chuvas beneficiaram quase todas as barragens do Grande Recife', afirma diretor da Compesa à Rádio Jornal
- Em dia de chuva torrencial, caminhão carregado com vacinas contra covid-19 fica preso em alagamento no Recife
- Em meio às chuvas Pernambuco registra mortes, desabrigados e desalojados após 39 deslizamentos
- Vídeo de enxurrada com carros sendo levados não é de chuvas em Pernambuco
- Com continuidade das chuvas, mais deslizamentos são registrados nesta sexta-feira (14) no Grande Recife
- "Só mostramos glamour, mas olha a realidade", diz lateral do Náutico após ter casa alagada pela chuva
- Carro cai em canal da Zona Sul do Recife após motorista perder controle da direção por causa das chuvas
- Após horas de chuva, céu volta a ficar limpo no Grande Recife; confira a previsão para o final de semana
- Em meio à chuva, jacaré é resgatado em bairro de Olinda
- Em 14 dias, Recife registrou 134% da chuva esperada para todo o mês de maio
Nos municípios da Mata Sul, o monitoramento dos reservatórios e unidades de abastecimento foi reforçado.
No município de Vitória de Santo Antão, as chuvas impactaram na operação de duas das três captações de água existentes no município: Águas Claras e Jussara, que estão paralisadas. Devido à falta de energia e dos danos causados nos equipamentos, foi necessário suspender o abastecimento de 60% da cidade. Os serviços de manutenção foram iniciados, segundo a Compesa, e a previsão para o restabelecimento das unidades era até as 18h desta sexta-feira (14).
No distrito de Santo Amaro, no município de Sirinhaém, o fornecimento de água foi suspenso, ontem (13), em virtude de problemas elétricos no sistema de energização, consequência também das fortes chuvas registradas na região.
Já no município de São José da Coroa Grande, o abastecimento para a população foi suspenso ontem (13) em decorrência de problemas na estrutura da unidade, inundada pela água das chuvas intensas que atingiram a região. A Compesa está com equipes técnicas no local trabalhando para restabelecer o funcionamento da unidade e retomar o abastecimento.
No município de Primavera e no distrito de Frexeiras, em Escada, o abastecimento foi comprometido em função do acúmulo de matéria orgânica nas barragens que respondem pelo abastecimento das respectivas localidades.
A Companhia já iniciou as medidas necessárias para o retorno do abastecimento, que incluem limpezas e descargas dos componentes dos sistemas de captação e tratamento de água. Equipes técnicas estão trabalhando para o retorno das operações, segundo a Compesa.
Região Metropolitana
No Recife, a Compesa precisou paralisar, desde ontem (13), o abastecimento de água em bairros da Zona Norte da cidade. Os bairros de Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto Santa Terezinha, Alto José do Pinho, Apipucos, Beberibe, Bomba do Hemetério, Brejo da Guabiraba, Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos, Dois Unidos, Fundão, Linha do Tiro, Macaxeira, Mangabeira, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Porto da Madeira e Vasco da Gama tiveram o abastecimento comprometido.
Já no município de Jaboatão dos Guararapes, as áreas afetadas foram Curado I, IV e V, Cavaleiro, São Sebastião e Pacheco.
No Cabo de Santo Agostinho, Charneca e Novo Horizonte tiveram o abastecimento afetado. Em Olinda, os altos do Cajueiro e da Bondade tiveram o abastecimento interrompido preventivamente.
A Compesa diz que segue monitorando as áreas e a distribuição de água vem sendo retomada após a conclusão das intervenções e de acordo com o calendário.