O antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Recife, localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade, foi ocupado na manhã desta segunda-feira (17) por dezenas de famílias integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT). Segundo o INSS, a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar foram acionadas e a Procuradoria irá atuar para pedir a reintegração de posse.
De acordo com testemunhas, as pessoas chegaram ao local por volta das 5h e trouxeram, em caminhões-baú, móveis e utensílios domésticos para fixar moradia no imóvel abandonado, que fica ao lado do prédio da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE). Por meio de nota, o INSS afirmou que o muro que protegia as instalações foi derrubado para que área pudesse ser ocupada. No texto, o órgão também falou que "há anos o prédio vem sendo alvo de recorrentes ataques de vandalismo e depredação".
>> Movimento de Lutas dos Bairros ocupa prédio de antigo fórum no Grande Recife e reivindica moradia
"O INSS contratou empresa especializada em engenharia para a execução de instalação de bandejas e telas de proteção para evitar queda de elementos da fachada do imóvel e fechamento de todos os acessos para evitar invasões", diz trecho da nota.
Por fim, o INSS afirmou que já havia solicitado o apoio da Polícia Federal. "Em julho do ano passado, houve notificação à Polícia Federal sobre os eventos ocorridos durante a pandemia e foi solicitado reforço na segurança", concluiu o texto.