LGBTfobia

Não vamos tolerar morte de pessoas trans em Pernambuco, diz Paulo Câmara

"Infelizmente, vivemos tempos em que identidade de gênero, religião, ideologia política e raça têm sido usadas como justificativa para crimes de ódio. Não vamos tolerar isso em Pernambuco", declarou Paulo Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 07/07/2021 às 20:15 | Atualizado em 07/07/2021 às 21:43
Notícia
X

Após cobranças nas redes sociais para que o Governo do Estado tomasse medidas de prevenção contra os assassinatos de mulheres trans, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), utilizou as redes sociais para afirmar que determinou à Policia Civil "todo o rigor na apuração da morte de Pérola para que os culpados não fiquem impunes". A cabeleireira transexual Crismilly Pérola Bombom, de 37 anos, mais conhecida como 'Piu Piu' na região onde morava, foi encontrada morta por volta das 9h, no dia 5 de julho, na altura da Rua das Orquídeas, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.

"Infelizmente, vivemos tempos em que identidade de gênero, religião, ideologia política e raça têm sido usadas como justificativa para crimes de ódio. Não vamos tolerar isso em Pernambuco. Nosso compromisso é com uma sociedade pacífica, plural e democrática", afirmou o chefe do Executivo estadual.  Ele também citou outros dois casos recentes de violência também contra mulheres trans. "Os acusados da agressão a Roberta e do assassinato de Fabiana estão presos, aguardando julgamento", declarou Câmara.

 

 

Roberta Nascimento Silva, transexual de 33 anos, teve 40% do corpo queimado, em uma tentativa de homicídio supostamente praticada por um adolescente apreendido no dia 24 de junho. O caso, aconteceu no Cais de Santa Rita, centro do Recife, e que ainda não teve a motivação divulgada, rendeu à mulher, que vive em situação de rua, a amputação dos dois braços. A vítima, internada no Hospital da Restauração (HR), foi novamente levada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave nessa segunda-feira (5).

Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, a mulher trans Fabiana da Silva Lucas, foi assassinada a golpes de faca na madrugada desta quarta-feira (07).  O crime aconteceu às margens da PE-160 e, até o momento, a motivação é desconhecida. O suspeito, um homem conhecido como "Gaúcho", foi espancado por moradores após o ocorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, onde está internado em estado grave.

 

Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica

 O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira, a criação do  Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica. Cinco secretarias estaduais serão responsáveis por construir políticas públicas transversais para população LGBTQIA+.

"O governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), tem tratado sobre os anseios e exigências do movimento LGBTQIA+ que atuam em Pernambuco, diretamente com seus representantes e, no momento, aguarda documento final sobre as recomendações a serem encaminhadas para o governador Paulo Câmara", afirmou a nota enviada pelo Executivo. 

O documento, que será entregue pelo Levante Feminista com o apoio de outras instituições do movimento LGBTQIA+ em Pernambuco, a SDSCJ vai articular ações de assistência, formação, qualificação, conscientização, empregabilidade, geração de oportunidades e campanhas institucionais para combater a intolerância, o preconceito e a marginalização.

 

Tags

Autor