NOTÍCIAS DA MANHÃ

Variante Delta em Pernambuco; nova flexibilização; estado de saúde de Bolsonaro. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quinta-feira (15)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 15/07/2021 às 7:11 | Atualizado em 15/07/2021 às 7:15
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Tripulantes filipinos são os primeiros casos importados da variante Delta em Pernambuco

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que resultados das análises genômicas de amostras de dois tripulantes do navio cargueiro Shoveler, atracado no Porto do Recife, detectaram a infecção pelo coronavírus decorrente da variante Delta, originária da Índia. A embarcação é de bandeira do Chipre. As amostras biológicas foram processadas no Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. "Ambos os pacientes (de 25 e 48 anos) estão estáveis, internados em enfermaria de unidade privada no Recife. O navio vinha da Suécia, com destino ao Paraná. Devido à contaminação da tripulação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a atracação, no dia 30 de junho, no Porto do Recife", informou André Longo.  

Leia também: 

Covid-19: variante brasileira passa a ser identificada como gama; confira os nomes das outras cepas a partir do alfabeto grego

Covid-19: Tripulantes filipinos são os primeiros casos importados da variante Delta detectados em Pernambuco

O secretário ainda informou que, dos 27 profissionais de saúde que atenderam a tripulação, uma teve diagnóstico confirmado para a covid-19. Está isolada e assintomática. A amostra biológica da profissional também passará por sequenciamento genético para verificar a variante presente. Os contactantes próximos dela também estão sendo testados para reforçar o trabalho de vigilância. 

MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Pernambuco confirmou os dois primeiros casos da variante Delta nesta quarta-feira (14) - MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Veja o que muda com as novas medidas anunciadas nesta quarta-feira (14) em Pernambuco

Pernambuco anunciou, na tarde desta quarta-feira (14), que irá avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. Em entrevista coletiva online no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, os secretários de Saúde e de Desenvolvimento Econômico comunicaram a flexibilização no horário de funcionamento de bares e restaurantes, e a possibilidade de retorno de apresentações de música ao vivo.

Leia mais:

Veja o que muda com as novas medidas anunciadas nesta quarta-feira (14) em Pernambuco

Governo de Pernambuco faz nova flexibilização, libera música ao vivo e estende horário de bares e restaurantes. Veja a partir de quando

Pernambuco solicita mais vacinas contra covid-19 para conter transmissão da variante Delta

Após mais uma semana de desaceleração nos indicadores da pandemia no Estado, o setor artístico foi beneficiado com a volta de algumas atividades. A partir da próxima segunda-feira (19), bares, restaurantes e casas de festa podem contratar shows voz e violão. Ainda seguem proibidos os espaços destinados para dança, evitando aglomeração.

No caso dos eventos sociais e buffets, que englobam aniversários, batizados, casamentos e formaturas, por exemplo, o número de pessoas permitido vai aumentar de 50 para 100, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.

Pixabay
A música ao vivo volta, mas seguem proibidos os espaços destinados para dança, evitando aglomeração - Pixabay

Bolsonaro passará por bateria de exames nesta quinta, após ser internado em hospital de São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passará por uma nova bateria de exames médicos nesta quinta-feira (15), segundo a assessoria de imprensa do Hospital Vila Nova Star, onde ele está internado desde a noite dessa quarta-feira (14). Com quadro considerado estável pelos médicos e outros profissionais de saúde que o prestam assistência, o presidente teve cirurgia descartada neste momento e deve prosseguir com tratamento clínico conservador, que envolve remédios e hidratação.

Leia mais:

Bolsonaro passará por bateria de exames nesta quinta, após ser internado em hospital de São Paulo

Bolsonaro deu entrada no hospital da Zona Sul de São Paulo por volta das 19h30, transferido do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Ao chegar na unidade de saúde paulistana, o mandatário estava acompanhado do filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), e do cirurgião Antonio Luiz de Macedo, que o operou em 2018, após a facada recebida durante a campanha presidencial.

DIVULGAÇÃO
Bolsonaro postou foto no leito. Segundo Flavio, ele teve de ser intubado para evitar broncoaspiração - DIVULGAÇÃO

Tags

Autor