FISCALIZAÇÃO

Procon interdita estabelecimentos do Grande Recife após desrespeito às regras de proteção à covid-19 no feriadão

De janeiro até a julho, mais de 1.500 estabelecimentos foram vistoriados. Deste número, 357 foram autuados e 89 interditados

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 19/07/2021 às 12:07
Notícia
X

O feriado prolongado foi marcado por autuações e interdições feitas pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE). Com o feriado de Nossa Senhora do Carmo, na última sexta-feira (16), se juntando ao fim de semana, equipes do órgão vistoriaram 62 estabelecimentos. As fiscalizações foram realizadas em parceria com a Agência de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Na sexta, o Samba do Caldinho da Nice, no Arruda, Zona Norte do Recife, foi autuado e interditado por descumprimento das medidas de proteção. Segundo o Procon, quando as equipes chegaram ao local, constataram aglomeração, música ao vivo, consumidores circulando sem máscara e sem distanciamento social. Na mesma noite, em Jaboatão, no Grande Recife, o Boteco Terraço foi autuado pelos fiscais por estarem causando aglomeração, os clientes não praticavam o distanciamento social.

Sábado com interdições

O sábado foi o dia mais movimentado, segundo o Procon. Quatro estabelecimentos foram autuados, dois dos quais foram interditados. O Butikim Petiscaria e Burguer, em Casa Caiada, Olinda, foi autuado e interditado por aglomeração e falta de distanciamento entre as mesas. A lanchonete Fome de Quê?, localizada em Paulista, também recebeu uma autuação e foi interditada por funcionamento após horário permitido.

Já na Zona Sul da capital pernambucana, em Boa Viagem, o restaurante Forneria 1121 recebeu uma autuação por não estarem seguindo os protocolos, como a demarcação da distância entre as mesas. Outro restaurante autuado foi o Meu Bar, em Jaboatão dos Guararapes. No local, havia consumidores após o horário permitido.

Domingo de autuações

DIVULGAÇÃO/PROCON
Com o feriado de Nossa Senhora do Carmo, na última sexta-feira (16), se juntando ao fim de semana, equipes do órgão vistoriaram 62 estabelecimentos - DIVULGAÇÃO/PROCON

No domingo (18), o Quintal do Churro, em Paulista, foi autuado por descumprimento do decreto. Uma live teria acontecido no local, porém, foi constatado pela equipe de fiscais que no estabelecimento havia uma grande quantidade de público. Sendo assim, o evento foi encerrado pelo órgão. No mesmo dia, o Ponto do Açaí da Avenida Conselheiro Aguiar, também na Zona Sul da cidade, foi autuado por estar funcionando com presença de consumidores nas mesas após o horário estabelecido pelo Governo.

“Os números estão baixando, mas ainda não voltamos à normalidade. Todos precisam entender que essa batalha é do conjunto e que para continuarmos avançando devemos seguir com rigor as medidas estabelecidas pelo Governo”, ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, lembrando que, de janeiro até a julho, mais de 1.500 estabelecimentos foram vistoriados. Deste número, 357 foram autuados e 89 interditados.

Tags

Autor