Com informações de Cinthia Ferreira, da TV Jornal
O Dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife, é celebrado na próxima sexta-feira (16). Com isso, desde o dia 1º de de julho estão sendo realizadas missas em comemoração à data, nas quais os fiéis podem comparecer às celebrações para fazer suas homenagens à santa. Neste ano a 325ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo conta com uma programação que envolveu a pré-festa, entre os dias 1º e 5 de julho, preparação do Novenário, que teve início no último dia 6 e segue até esta quarta-feira (14), a Vésperas Solene, nesta quinta (15), e o dia propriamente da festa, na sexta-feira.
Com o tema "Mãe do Carmelo, contigo e Teu Esposo, São José subimos à Casa do Senhor!", a festa conclui o Novenário com missa às 18h30 desta quarta, que terá como pregador Dom José Ruy Gonçalves Lopes, que é bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Como em 2020, as apresentações artísticas irão ocorrer por meio de transmissões ao vivo. No dia 13 de julho, a festa teve a participação da sanfoneira Ceiça Moreno, que participou do The Voice+; na quarta-feira (14), será a vez de Almir Rouche fazer o show, e em 15 de julho, padre Damião Silva e Dudu do Acordeon estarão animando os fiéis. Todos os shows vão ter início às 20h pelo canal da TV Carmelo no YouTube.
As celebrações eucarísticas ocorrem a cada hora em três locais: na Basílica do Carmo, no claustro do Convento e na Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Todos os espaços estão localizados dentro do complexo dos carmelitas, na área central do Recife.
Para participar da festa, os devotos terão acesso aos três locais pela porta lateral da Basílica, direcionados pelos seguranças para os locais da celebração, atendendo à capacidade de até 30% do público, conforme decreto do Governo de Pernambuco, que visa proteger a população contra o novo coronavírus, e orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife. Todos os fiéis vão passar em frente ao altar central que acolhe a imagem centenária de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife.
"Houve toda uma preparação, juntamente com o município que nos ajudou muito, para promover o
distanciamento social, recepcionar os fiéis com álcool 70% e fazer exigência de máscaras de proteção. As missas ocorrem de hora em hora em lugares diferentes para que haja a higienização dos bancos e pisos", declarou Frei Rosenildo Alexandre, que é reitor da Basílica do Carmo
Veja fotos do primeiro dia do Novenário:
Missas nos próximos dias
Até esta quarta, as missas estavam sendo realizadas a partir das 7h. No entanto, a partir desta quinta, as celebrações têm início uma hora antes, às 6h, e serão realizadas até às 16h. Enquanto no dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, as celebrações têm início às 4h e seguem até as 18h. É a primeira vez que a programação da festa tem início nesse horário.
A celebração denominada Vésperas Solene, que ocorre às 18h30 desta quinta, contará com a apresentação do manto e coroa de Nossa Senhora, e da coroação do menino Jesus, que vão ser levados por profissionais de saúde como forma de homenagear e entregar a Mãe do Carmelo os que trabalham na linha de frente no combate à covid-19 e também as vítimas da doença.
Já no Dia de Nossa Senhora do Carmo, a Solene Missa de Encerramento ocorre às 9h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
No mesmo dia, às 14h, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo irá percorrer, em carro aberto, ruas e avenidas do centro da cidade e bairros vizinhos localizados no Recife. "Nossa Senhora irá percorrer a cidade do Recife por 40 quilômetros. Vamos sair da Basílica e percorrer os bairros de Afogados, Boa Viagem, passar pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, pelos bairros de Água Fria, Beberibe e voltando pelo Espinheiro", disse Frei Rosenildo.
Desde a Festa de 2020, uma réplica da imagem centenária de Nossa Senhora do Carmo está exposta em um altar montado em frente à porta principal do templo e permanece ao longo dos dias de festa.
No sábado (17), a Basílica vai estar aberta apenas para visitação, das 7h às 12h. Já no domingo (18) e segunda-feira (19), ela estará fechada e só irá retomar as atividades na terça-feira (20). A Santa Missa dominical, no dia 18 de julho, vai ser celebrada na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 10h.
Dentro da programação da pós-festa, a partir do dia 21 de julho, vão ser realizadas Missas Votivas de Nossa Senhora, com cânticos marianos e a imposição do escapulário. As celebrações vão ocorrer todas as quartas-feiras, às 12h, durante o ano jubilar dos 100 anos de elevação pontifícia da Basílica do Carmo.
Serviço:
NOVENÁRIO
QUARTA-FEIRA (14/07) - 9º DIA DO NOVENÁRIO
18:30h - Solene Novenário
Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes O.F.M.Cap, Bispo da Diocese de
Caruaru-PE
Tema: São José, esposo virginal da Virgem Maria, ajudai-nos a guardar a
pureza de coração!
Evangelho: Mt 5, 1 – 12.
Convidados: Vicariato Vitória - Pe. Mauricio Roberto Diniz de Souza.
QUINTA-FEIRA (15/07) - VÉSPERAS SOLENE
18h30 - Vésperas Solene em honra à Virgem do Monte Carmelo
Tema: São José, protetor e patrono da Ordem Carmelita, ensinai-nos a edificar
o templo do Senhor!
Evangelho: Jo 2, 13-25
Pregador: Dom Francisco de Sales Alencar Batista O.Carm – Bispo da
Diocese de Cajazeiras - PB
Convidados: Toda a família carmelitana (frades, freiras, OTC, fraternidades,
leigos, leigas e Coral do Carmo do Recife) e Vicariato Beberibe - Mons. Pe.
Rosivaldo Torres de Lima
SEXTA-FEIRA (16/07) - DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
09h - Missa Solene
Presidente: Exmo. Revmo. Dom Antônio Fernando Saburido OSB - Arcebispo
Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife.