Câmera na farda dos PMs; programa de geração de empregos; 1ª morte por chicungunha. Comece o dia bem informado
Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quinta-feira (23)
Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas
Para evitar possíveis excessos em abordagens e garantir mais segurança, policiais militares de Pernambuco, finalmente, vão passar a usar câmeras acopladas ao fardamento. A expectativa é de que, já a partir de dezembro deste ano, a corporação passe a utilizar o equipamento conhecido como bodycams.
O assunto, que ainda está sendo tratado sob sigilo pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foi discutido nesta semana durante reunião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, com o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e também com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana.
LEIA MAIS
Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas
Foi definido que uma comissão, com participação de representantes do Ministério Público, irá acompanhar a implementação e funcionamento das câmeras junto aos policiais. Também já está decidido que os PMs do 17º Batalhão (com sede no município de Paulista, no Grande Recife) serão os primeiros a participarem do projeto.
Pernambuco lança programa para pagar metade do salário de trabalhadores
O governador Paulo Câmara lançou nesta quarta-feira (22), no Palácio do Campo das Princesas, o novo programa de incentivo à geração de empregos em Pernambuco – Emprego PE. A ação integra o Plano de Retomada e tem como objetivo mitigar os impactos econômicos causados pela covid-19. Com o novo programa, o governo do Estado compromete-se a pagar metade de um salário mínimo (R$ 550) para novos trabalhadores (até 30 vagas) contratados por empresas locais. A expectativa é que sejam disponibilizadas 20 mil vagas até o final deste ano.
LEIA MAIS
Pernambuco lança programa para pagar metade do salário de trabalhadores; entenda como funciona
As empresas de Pernambuco com melhor desempenho na crise da covid-19 em 2020
Confira as 430 vagas de emprego abertas em Pernambuco nesta quinta (23)
Recife começa a dar descontos de até 100% em programa de parcelamento de dívidas; veja como negociar
“São R$ 66 milhões investidos para garantir, por seis meses, que todo emprego novo criado em Pernambuco, enquadrado dentro do programa, receberá o apoio do Estado. Temos a meta de criar 130 mil novos postos de trabalho até o final de 2022 e estamos utilizando todas as ferramentas possíveis, seja com obras públicas, projetos de lei como esse e ações em parceria com a iniciativa privada. Esse passo de hoje é justamente para, de imediato, já ter condições, junto ao setor produtivo, de gerar 20 mil empregos formais em Pernambuco”, detalhou Paulo Câmara.
Recife confirma a primeira morte por chicungunha do ano
Em boletim epidemiológico das arboviroses, enviado a pedido da reportagem do JC, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) confirma, nesta quarta-feira (22), a primeira morte do ano por chicungunha, num momento em que a cidade registra 648% aumento dos casos da doença, em comparação com o mesmo período de 2020. O óbito foi de uma mulher de 90 anos, que morava no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da capital pernambucana.
LEIA MAIS
Dores pós-chicungunha? Saiba quando e como voltar a praticar exercícios
A idosa começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo no dia 8 de junho e, no dia 12 de junho, deu entrada em um hospital da rede estadual. A morte da paciente aconteceu no dia 14 de junho e foi confirmada por meio de critério clínico-laboratorial, após análise e discussão do caso pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do município. A morte também é a segunda do ano confirmada por arbovirose em Pernambuco e foi divulgada no 35º boletim epidemiológico de arboviroses da Sesau. Em agosto deste ano, a secretaria confirmou um óbito por dengue, de um homem de 76 anos, que morava no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade.
Além dessas mortes confirmadas, a capital pernambucana ainda investiga outros quatro óbitos de pessoas que morreram com quadro sugestivo de infecção causada por vírus transmitido pelo Aedes aegypti.