NOTÍCIAS DA MANHÃ

Câmera na farda dos PMs; programa de geração de empregos; 1ª morte por chicungunha. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quinta-feira (23)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 23/09/2021 às 7:54 | Atualizado em 23/09/2021 às 8:02
Notícia
X

Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas

Para evitar possíveis excessos em abordagens e garantir mais segurança, policiais militares de Pernambuco, finalmente, vão passar a usar câmeras acopladas ao fardamento. A expectativa é de que, já a partir de dezembro deste ano, a corporação passe a utilizar o equipamento conhecido como bodycams.

O assunto, que ainda está sendo tratado sob sigilo pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foi discutido nesta semana durante reunião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, com o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e também com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana. 

LEIA MAIS

Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas

Veja como fica para os policiais de Pernambuco com o novo programa que sistematiza a reserva remunerada

Com promoção de 476 sargentos, Estado faz aceno aos PMs e Eriberto Medeiros amplia atuação nas forças policiais

Foi definido que uma comissão, com participação de representantes do Ministério Público, irá acompanhar a implementação e funcionamento das câmeras junto aos policiais. Também já está decidido que os PMs do 17º Batalhão (com sede no município de Paulista, no Grande Recife) serão os primeiros a participarem do projeto. 

Pernambuco lança programa para pagar metade do salário de trabalhadores

O governador Paulo Câmara lançou nesta quarta-feira (22), no Palácio do Campo das Princesas, o novo programa de incentivo à geração de empregos em Pernambuco – Emprego PE. A ação integra o Plano de Retomada e tem como objetivo mitigar os impactos econômicos causados pela covid-19. Com o novo programa, o governo do Estado compromete-se a pagar metade de um salário mínimo (R$ 550) para novos trabalhadores (até 30 vagas) contratados por empresas locais. A expectativa é que sejam disponibilizadas 20 mil vagas até o final deste ano.

LEIA MAIS

Pernambuco lança programa para pagar metade do salário de trabalhadores; entenda como funciona

As empresas de Pernambuco com melhor desempenho na crise da covid-19 em 2020

Confira as 430 vagas de emprego abertas em Pernambuco nesta quinta (23)

Recife começa a dar descontos de até 100% em programa de parcelamento de dívidas; veja como negociar

“São R$ 66 milhões investidos para garantir, por seis meses, que todo emprego novo criado em Pernambuco, enquadrado dentro do programa, receberá o apoio do Estado. Temos a meta de criar 130 mil novos postos de trabalho até o final de 2022 e estamos utilizando todas as ferramentas possíveis, seja com obras públicas, projetos de lei como esse e ações em parceria com a iniciativa privada. Esse passo de hoje é justamente para, de imediato, já ter condições, junto ao setor produtivo, de gerar 20 mil empregos formais em Pernambuco”, detalhou Paulo Câmara. 

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Paulo Câmara - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Recife confirma a primeira morte por chicungunha do ano 

Em boletim epidemiológico das arboviroses, enviado a pedido da reportagem do JC, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) confirma, nesta quarta-feira (22), a primeira morte do ano por chicungunha, num momento em que a cidade registra 648% aumento dos casos da doença, em comparação com o mesmo período de 2020. O óbito foi de uma mulher de 90 anos, que morava no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da capital pernambucana.

LEIA MAIS

Chicungunha: Recife confirma a primeira morte do ano num momento em que registra 648% de aumento dos casos da doença

Oito bairros do Recife estão com risco muito alto de infestação pelo Aedes, que transmite chicungunha, dengue e zika

Dores pós-chicungunha? Saiba quando e como voltar a praticar exercícios

A idosa começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo no dia 8 de junho e, no dia 12 de junho, deu entrada em um hospital da rede estadual. A morte da paciente aconteceu no dia 14 de junho e foi confirmada por meio de critério clínico-laboratorial, após análise e discussão do caso pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do município. A morte também é a segunda do ano confirmada por arbovirose em Pernambuco e foi divulgada no 35º boletim epidemiológico de arboviroses da Sesau. Em agosto deste ano, a secretaria confirmou um óbito por dengue, de um homem de 76 anos, que morava no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade.

Além dessas mortes confirmadas, a capital pernambucana ainda investiga outros quatro óbitos de pessoas que morreram com quadro sugestivo de infecção causada por vírus transmitido pelo Aedes aegypti.  

Foto: Divulgação/Fiocruz
Além dessas mortes confirmadas, a capital pernambucana ainda investiga outros quatro óbitos de pessoas que morreram com quadro sugestivo de infecção causada por vírus transmitido pelo Aedes aegypti - Foto: Divulgação/Fiocruz

Tags

Autor