Atualizada às 9h15.
Um protesto organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi realizado na manhã desta quarta-feira (20) na Avenida Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Os manifestantes pediam a suspensão da reintegração de posse do terreno da Ocupação 8 de Março, localizada na Rua Frei Casanova, também em Boa Viagem, que foi emitido há 15 dias. Por lá, vivem 300 famílias sem teto desde o dia 4 de setembro. De acordo com o movimento, o terreno estava ocioso há 15 anos e deve mais de meio milhão de reais em impostos
Vitória Genuíno, que é coordenadora nacional do MTST, explica que o objetivo da manifestação é chamar a atenção do poder público para a situação destas famílias, que estão ameaçadas por um processo de reintegração de posse por decisão do judiciário.
Ainda segundo ela, representantes do movimento tiveram reuniões com a Prefeitura do Recife e entregaram ofícios solicitando que a gestão municipal se manifestasse em favor das famílias que ocuparaão o terreno, mas nada foi feito e todos eles podem ser despejadas nesta quinta-feira (21).
"Nós tivemos três reuniões de negociação com a Prefeitura, mas nas três reuniões eles falaram a mesma coisa, que não poderiam fazer nada pelas famílias", disse a coordenadora.
No local, manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos e fecharam a Avenida Barão de Souza Leão e a Rua Desembargador José Neves. Por conta disso, o trânsito ficou travado por algumas horas da manhã.