Preservação

Prefeitura do Recife regulamenta os Planos de Manejos das Unidades de Conservação de Beberibe e Dois Irmãos

O Plano de Manejo é um documento tecnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservacao da Natureza (UCNs), se estabelece o seu zoneamento e normas que devem presidir o uso da area e o manejo dos recursos naturais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/11/2021 às 14:56
Notícia
X

A prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, assinou nesta sexta-feira (5), dois decretos municipais que regulamentam os Planos de Manejo das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) de Beberibe e Dois Irmãos. O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCNs), se estabelece o seu zoneamento e normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

A UCN Beberibe está localizada no bairro da Guabiraba. Possui uma área de 3.940,24 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta aberta (34,30%), seguida de floresta densa (31,57%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas. Já a UCN Dois Irmãos fica no bairro de Dois Irmãos. Possui uma área de 578,64 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta densa (70,46%), seguida de floresta inicial (10,88%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas.

Recife possui atualmente 25 Unidades de Conservação da Natureza, que juntas compõem 38% do território da cidade. As UCNs são áreas definidas por lei com o intuito de conservar suas características ambientais, protegendo rica biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais e ecossistêmicos.

De acordo com a Prefeitura do Recife,  o município começou a desenvolver em março de 2018 os Planos de Manejo, com objetivo de  garantir a conservação ambiental e o uso sustentável destas unidades. Até o momento, 21 Unidades de Conservação da Natureza já têm seus Planos de Manejo aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), restando apenas os das Unidades de Conservação: APA Engenho Uchôa, UCN Estuário do Rio Capibaribe, UCN Orla Marítima e Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro.

 “Os decretos que assinamos hoje são essenciais para a manutenção das nossas áreas verdes, da preservação do meio ambiente. A preservação da natureza é necessariamente a preservação da vida. A gente não existe sem ela”, comentou Isabella de Roldão. “Ontem, a gente teve a alegria de termos a assinatura do decreto que traz essa conexão dos animais com as pessoas, e hoje, a gente assina dois planos de manejo para duas áreas importantes na cidade do Recife. A região de Beberibe é uma área de preservação ambiental e é a maior que temos na cidade. A área de Dois Irmãos também é um dos espaços verdes mais valiosos do Recife e é importante lembrar que o documento regulamenta esses dois espaços específicos”, acrescentou.


Confira quais são as 25 Unidades de Conservação da Natureza no Recife:

 

1. UCN Jordão

2. Parque Natural dos Manguezais Josué de Castro

3. ARIE Ilha do Zeca

4. APA Campo do Jiquiá

5. APA Engenho Uchôa

6. UCN Mata do Barro

7. APA Mata da Várzea

8. UCN Beberibe

9. UCN Sítio dos Pintos

10.APA Apipucos

11. UC da Lagoa do Araçá

12. UCN Orla Marítima

13. UCN Estuário do Rio Capibaribe

14. UCN São Miguel

15. UCN Joana Bezerra

16. UCN Tamandaré

17. UCN Curado

18. UCN Dois Unidos

19. UCN Dois Irmãos

20. UCN Mata das Nascentes

21. UCN Iputinga

22. UCN Sítio Grande

23. APA das Capivaras

24. UCN Matas do Curado

25. UCN Caxangá

 

Tags

Autor