Morro da Conceição

Fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora da Conceição em domingo que antecede a Festa do Morro

Nesta 117° edição da festa, o tema é "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos" e o lema "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe"

Cadastrado por
Bruna Oliveira
Mirella Araújo
Giovanna Torreão
Publicado em 05/12/2021 às 10:08 | Atualizado em 07/12/2021 às 15:44
Elton Ponce / JC
DOMINGO INTENSO Muita gente compareceu ao santuário, ontem - FOTO: Elton Ponce / JC
Leitura:

No domingo (5) que antecede a Festa do Morro, que será realizada no dia 8 de dezembro, a movimentação dos fiéis no santuário da Nossa Senhora da Conceição é grande.  Este ano, a 117° festa traz como tema "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos" e o lema "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe".

Segundo a programação desta edição, até o dia 7 de dezembro serão realizados, diariamente, oito momentos celebrativos dentro do Santuário: Santas Missas às 6h, 8h, 12h e 16h, Novenas, às 10h e 14h, momento mariano, às 18h e Novena Solene, às 19h30, com os subtemas e presidentes das celebrações, todos reitores de basílicas e santuários de várias regiões brasileiras.

Moradora do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, Delma Farias foi uma das que decidiu antecipar os agradecimentos. "Eu sempre vinha no dia 8, mas depois da pandemia do novo coronavírus estamos fazendo o distanciamento", explica, destacando que é a fé que "nessa grande Mãe, que nos dá força para vencer".

Selma Souza, também do Cabo, tem muitos motivos para agradecer neste ano. "Vim pedir por todos nós, que cesse mais essa pandemia. Mas vim mais agradecer. A minha Mãe me curou da chincungunha e agora eu estou bem. Meu neto e filho tiveram covid-19 e ficaram bem também", conta.

Na quarta-feira (8), último dia das celebrações, as missas fora do santuário (Praça do Morro) serão realizadas em oito horários: às 0h,2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e às 14h. Já as missas realizadas dentro do santuário estão marcadas para serem celebradas às 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e às 15h. A carreata de encerramento com a imagem da Santa sairá do estacionamento da Prefeitura do Recife, previsto para as 16h, com percurso pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, seguindo pelo Largo Dom Luiz - apenas o carro com andor subirá o Morro através da Rua Itacoatiara. Ainda segundo a programação, a chegada deverá ocorrer às 19h30 para a celebração de encerramento da 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. 

Acesso

Poderão participar das missas em torno de 800 pessoas por celebração, sendo disponibilizados 480 lugares nos bancos da igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas no santuário. Como na edição passada, há restrições aos acessos ao santuário da santa, com o objetivo de prevenir a covid-19. Com isso, voluntários e profissionais de segurança vão estar dispostos nas principais estradas da igreja para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local.

O acesso ao santuário é feito através da parte interna da igreja, área externa (torre) e pelas lojas, com duas entradas frontais. Já na saída, os fiéis podem se retirar pelas laterais próximas ao altar da igreja. O acesso à santa, por sua vez, é feito por meio das duas entradas laterais, com controle de pessoas para rápida visitação. A saída desses devotos, por trás da santa, irá garantir o acesso de outro grupo de fiéis.

As pessoas que quiserem acender velas devem entregá-las a voluntários capacitados para a higienização do objeto e posterior acendimento. Como opção, os devotos poderão doar as velas para a igreja. De acordo com a organização da festa, cerca de 840 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, além dos paroquianos do santuário, estão sendo capacitados por profissionais de saúde para melhor atender os fiéis que comparecerão ao evento durante os 11 dias de festividades.

 Transmissão

 Durante o dia oficial da Imaculada Conceição, a Rádio Jornal, com o patrocínio da Mauricéa, Turquesa e Pernambuco da Sorte, fará uma cobertura especial sobre a festa, mostrando a fé que move os milhares de fiéis e seus agradecimentos e pedidos, além das medidas de segurança contra a covid-19 do local.

"A Festa do Morro faz parte do calendário festivo e religioso do Recife. E a Rádio Jornal, com o compromisso que tem de levar informações de qualidade, e consciente da sua relevância, estará presente com muita prestação de serviço para os ouvintes e leitores do site. Faremos uma cobertura completa, com flashs na programação e dentro dos nossos programas", detalha Mônica Carvalho, diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal.

Além da cobertura especial, a Rádio Jornal, em parceria com os patrocinadores, com uma ação marcada por promotores entregando medalhinhas e lenços homenageando Nossa Senhora da Conceição.


 

 

Comentários

Últimas notícias