O Governo de Pernambuco realiza na manhã desta quinta-feira (27), uma coletiva de imprensa para informar o panorama da pandemia do novo coronavírus no Estado.
A coletiva acontece um dia depois de a Secretaria de Saúde registrar 4.722 novos casos e mais 8 mortes pela covid-19. Além disso, a expectativa é de que a gestão informe qual é a definição sobre as festas privadas no Carnaval 2022.
As atuais regras do Plano de Convivência com a covid-19 entraram em vigor no dia 14 de janeiro de 2022 e não há, ainda, data para o fim de sua validade.
.
- Alta de casos de covid-19 faz com que visitas sejam suspensas em 13 unidades prisionais do estado
- Covid-19: Pernambuco autoriza vacinação das crianças a partir dos 6 anos com a Coronavac
- Após alta nos preços de testes de covid-19, empresas são notificadas pela Senacon
- Covid-19: com quase 5 mil casos registrados em 24h, Pernambuco bate recorde em 2022
- Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS
Assim, espera-se do governo informações sobre a prorrogação, diminuição ou ampliação das medidas restritivas para tentar frear o avanço da variante ômicron da covid-19.
Covid-19 em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, na quarta-feira (26), 4.722 casos de covid-19. Entre esses casos confirmados, 54 (1%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 4.668 (99%) são leves.
Agora, Pernambuco totaliza 677.307 casos confirmados da doença, sendo 55.814 graves e 621.493 leves. Nos últimos dias, a busca por testes só fez crescer no Estado, diante de protocolos que exigem teste negativo para a doença.
Este é o maior número de casos registrados no Estado neste ano de 2022. Antes disso, o recorde negativo se deu no dia 22 de janeiro, quando 3.358 casos foram registrados.
Os quase cinco mil casos registrados agora ainda ficam abaixo dos números de 2021, quando, em junho, foram mais de seis mil casos em 24 horas.
O boletim da Secretaria de Saúde também contabiliza oito óbitos, ocorridos entre os dias 04/10/2020 e 25/01/2022. Com isso, o Estado totaliza 20.607 mortes pela covid-19.
O que está em vigor
Serviços de alimentação e bebidas, como bares e restaurantes, cinemas, teatros e até grande eventos, a depender da quantidade de público, exigem o comprovante vacinal completo e teste negativo para a covid-19, a partir de hoje.
As medidas são válidas até o dia 31 de janeiro.
- A partir desta sexta-feira (14), será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.
- Já os eventos terão a capacidade máxima reduzida para três mil pessoas e, além da exigência de comprovação de duas doses, será preciso apresentar um teste negativo para covid-19.
- Nos serviços de alimentação, será exigido o passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço.
- A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive de shoppings e centros comerciais.
- Nos cinemas, teatros e museus, a regra do passaporte vacinal é a mesma dos serviços de alimentação. Também deve ser respeitado o distanciamento de 1 metro entre pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar.
- Caso haja mais de 300 pessoas no ambiente, ainda será exigida a apresentação de um teste negativo para covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.
- Para eventos, houve uma redução no público permitido. Agora, o limite é de até 3 mil pessoas em locais abertos, de 1 mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor.
- Além da comprovação vacinal completa, para quem tem até 54 anos, e o reforço para quem tem a partir de 55, eve-se apresentar teste negativo para a covid, em eventos com mais de 300 pessoas (teste com 24 horas de antecedência no caso do teste rápido de antígeno e 72 horas para RT-PCR)