Considerado um dos mais tradicionais, o Carnaval de Pernambuco costuma movimentar multidões. Infelizmente, pelo segundo ano, a pandemia não vai deixar a folia tomar conta das ruas do Estado, mas para que ninguém fique sem sentir o gostinho da festa, o RioMar Recife organizou a Expo Carnaval, uma exposição gratuita que conta a história de quatro manifestações carnavalescas: Galo da Madrugada, Caboclinhos, Maracatu Rural e Maracatu de Baque Virado.
A Expo Carnaval acontece no Piso L3 do mall, respeitando todos os protocolos sanitários, até o dia 3 de março. O público poderá curtir o cenário montado com alegorias, bonecos representando caboclos de lança, rei e rainha do Maracatu Rural, um boneco gigante em homenagem a Enéas Freire – fundador do Galo da Madrugada – carro alegórico e estandartes representativos.
A viagem começa pelo Galo da Madrugada, ícone do Carnaval do Recife e tido como maior bloco do mundo, que desfila sempre no Sábado de Zé Pereira. Outro destaque são os Caboclinhos, uma das mais marcantes manifestações populares do Brasil, Patrimônio Cultural e imaterial do Brasil. Suas vestes indígenas de penas e pedrarias desfilam pelas ruas e prestam homenagem aos primeiros habitantes do País.
Ver essa foto no Instagram
Traduzindo ainda mais a essência do Carnaval em Pernambuco, a exposição também explora a história e tradição do maracatu. O cliente que estiver no Piso L3 vai conhecer mais sobre o Maracatu Rural, ou Maracatu de Baque Solto, que traz a figura do caboclo de lança.
Ainda explorando a versatilidade do maracatu, a exposição mostra o Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado. Uma explosão cultural que apresenta a riqueza que transpassa o Carnaval, o Maracatu Nação passeia pelas ruas com uma percussão que acompanha o cortejo real. Costuma-se contar que nasceu como forma de homenagear antigas cortes africanas, sendo o mais antigo ritmo afro-brasileiro.