Em desrespeito às leis sanitárias no combate à pandemia da covid-19, centenas de pessoas mais uma vez insistiram em aglomerar, nesta segunda-feira (28), nas ruas e ladeiras da cidade de Olinda.
A reportagem do JC registrou uma enorme movimentação nos Quatro Cantos, com bares lotados, pessoas sem máscaras e desrespeitando o distanciamento social... E, diante do agito, motoristas encontraram dificuldades de trafegar com seus carros por conta da aglomeração.
Alguns policiais militares estiveram no local na tentativa de dispersar os que insistiam em descumprir o decreto.
Sábado e domingo
No final de semana passado, as mesmas cenas foram protagonizadas em Olinda e várias 'festas' com equipamentos de som foram interditadas. Já algumas pessoas que chegaram a improvisar blocos carnavalescos também foram abordados, tiveram seus instrumentos musicais apreendidos e foram conduzidas pela delegacia, sendo autuadas em flagrante.
Decreto
A fiscalização na cidade contou com agentes do Controle Urbano, da Guarda Municipal, da Mobilidade Urbana, da Vigilância Sanitária, de Patrimônio, Cultura e Turismo e da Polícia Militar. No âmbito estadual, um decreto proíbe, em todo o Estado, qualquer tipo de festa e evento. Já no município, um decreto proíbe a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de equipamentos de som mecânico e eletrônico até às 6h da quinta-feira (3).
A fiscalização de Olinda foi organizada por um comitê formado pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, Segurança Cidadã, Executiva de Controle Urbano, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Saúde.